domingo, 17 de julho de 2016

Softwares gratuitos que todo músico deve ter


AP Guitar Tuner

AP Guitar TunerAP Guitar Tuner é um aplicativo funcional que auxilia os usuários a afinarem seus violões ou guitarras. Para tal, será preciso usar um microfone para captar o som ou então conectar o instrumento na entrada de linha (line-in) do PC.
Basta tocar a nota e adequá-la à medição que aparece na tela. Por padrão, a afinação é em Mi (E) e você deverá buscar as notas que aparecem na seqüência do primeiro quadro — no caso E, A, D, G, B, E. Para ter uma referência, é possível escutar as notas tocadas uma após a outra ou isoladas.
Entretanto, para usuário mais avançados, o AP Guitar Tuner pode ser uma fonte inesgotável de criatividade. Nas pré-configurações existem mais de 30 tipos de afinações para os músicos experimentarem e descobrirem sonoridades novas.
Advanced FretPro
Advanced Fret ProAdvanced Fretpro é um software desenvolvido com finalidade educativa, destinado a treinar qualquer indivíduo com a guitarra, através de exercícios especializados. Existem dois focos principais com os quais o programa trabalha, que são a prática de notas nas seis cordas, e os mais de mil acordes e escalas.
Se você ainda é bastante iniciante com a guitarra, os exercícios da aba “Fretboard Notes Practice” são bastante importantes, pois eles lhe darão maior fluência com as cordas e notas da guitarra. Sem tal conhecimento, é impossível desenvolver uma música à partir de partituras ou tablaturas.
PowerTab Editor
PowerTAB EditorO Power Tab Editor nada mais é do que um programa que permite criar, editar, ouvir e acompanhar tablaturas para guitarra, violão e baixo em notações que unem pentagrama com tablatura.
Pull-offs, hammer-ons, bends, slides, harmônicos, vibratos e alavancadas, elementos essencias para guiar a interpretação dos músicos, são alguns dos ornamentos que podem ser colocados para enriquecer a estrutura da notação musical.
Todo o conteúdo pode ser escutado, pois o programa usa a interface MIDI do seu computador para reproduzir as notas e acordes musicais, sintetizando sons de guitarra, violão ou baixo. Para acompanhar os estudos e o aprendizado, existe também um metrônomo embutido.
Songsterr
SongsterrO Songsterr é um “professor virtual” que pode complementar os estudos de violão e guitarra para alunos iniciantes. De maneira online, você acompanha a letra da música, o acorde e o tempo certo de tocá-lo, ouvindo sons fiéis do instrumento.
O acervo de cifras e tablaturas do Songsterr é bem grande, possuindo lições completas que ensinarão a tocar músicas de vários artistas famosos. O único inconveniente do programa é a dependência de uma conexão com a internet, necessária para comunicar-se com o site do Songsterr.
GuitarScales
Guitar Scales v2O GuitarScales é um software feito especialmente para músicas profissionais e quem está aprendendo a tocar guitarra ou violão. Através de uma interface simples, o programa permite visualizar escalas e desenhá-las em um braço de guitarras virtual.
Entre as opções de configuração disponível pelo programa estão mudanças no número de trastes e cordas exibidas, além de mudar a afinação para se adequar àquela utilizada pelo instrumento real que se pretende tocar. Alguns dizem que o software é um pouco difícil de entender à primeira vista, então, muita paciência no início!
Absolute Hearing Training
Absolute Hearing TrainingAbsolute Hearing Training é uma utilidade muito interessante para quem é fã de música, envolvendo desde os ouvintes mais dedicados até os músicos profissionais que desejam aprimorar as suas habilidades auditivas.
Dessa forma, o programa vai lhe ajudar, através de uma interface simples e fácil de usar, a “treinar o seu ouvido”, gerando seqüências de notas aleatórias para você aprender a reconhecer desde notas individuais até intervalos com múltiplas notas. É um software simples, mas muito poderoso e que possui boas avaliações dos usuários que já o testaram.
BestPractice
BestPracticeBestPractice é o software (em português) ideal para quem está aprendendo a tocar, seja qual for o instrumento musical, suas canções favoritas. Ele é capaz de diminuir/aumentar o andamento da música para você ouvir as notas ou até mesmo tocá-las simultaneamente com o seu instrumento preferido, por exemplo.
Atualmente existem vários softwares de áudio desenvolvidos para auxiliar e ensinar alunos de música, contudo a grande maioria é focada na parte teórica ou técnica, como por exemplo, o Guitar Pro — programa pago capaz de exibir as notas para vários instrumentos. Já BestPractice tem outro foco: é ótimo para quem gosta de tirar músicas de ouvido ou tocar juntamente da música, alterando a velocidade das passagens.
Com o BestPractice você pode abrir suas músicas do computador ou CD de áudio e controlar a velocidade do andamento. Desta forma, se uma canção exigir maior agilidade, tudo o que você tem de fazer é diminuir a velocidade para conseguir pegar o ritmo.
TempoPerfect
Tempo PerfectTempoPerfect é um metrônomo virtual criado para fins estudantis ou interpretação musical. Muitos músicos utilizam o metrônomo para manter um padrão na música, ajudando eles a tocarem no tempo correto.
O programa é fácil de usar e possui uma interface agradável. Possui uma vasta opções de regulagens que vão desde o tempo (de 40 a 280 bpm) até a medida dos batimentos.
É um software imprescindível para todos que se preocupam com a qualidade do seu aprendizado em música.
TuxGuitar
Tux GuitarTuxGuitar é um editor de tablaturas de guitarra, violão, cavaquinho e baixo (entre outros instrumentos de corda) no estilo do Guitar Pro, só que totalmente gratuito. O aplicativo foi escrito em Java e tem suporte aos formatos GP3, GP4 e GP5 — arquivos típicos de diversas versões do Guitar Pro.
As funções existentes são praticamente as mesmas presentes no GTP e a interface é semelhante, sendo praticamente uma cópia. No programa é possível tanto visualizar os arquivos de tablatura presentes em diversos sites como criar suas próprias músicas e salvá-las ou convertê-las em MIDI.
Estão presentes a visualização do braço do instrumento, partituras, possibilidade de adição de letras, dicionário de acordes e escalas e várias outras funções que transformam o estudo e a edição de tablaturas em algo completo. Para maior agilidade, pode-se configurar as teclas de atalho da maneira que for necessário.
Estes softwares foram selecionados do site Baixaki, e são recomendados pela equipe  do Portalmusica por já terem sido testados e aprovados ou por recomendações dos seus leitores!

Fonte > www.portalmusica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário