sábado, 30 de maio de 2015

Prevendo os ambiente operativos na Guerra do Futuro




Este artigo foi originalmente publicado pela Escola de Guerra do Exército dos Estados Unidos, em seu periódico Parameters, Vol 44, no. 1, Spring 2014, sendo traduzido pelo General de Brigada Douglas Bassoli, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago – RS, pós- graduado naquele estabelecimento de ensino e ex-oficial de ligação junto ao Centro de Armas Combinadas – Fort Leavenworth, Kansas.  (dbassoli@uol.com.br)

Leia a matéria na íntegra > aqui <
Fonte > Defesanet

Bda C Mec - A Organização da Engenharia

O fato de possuir viaturas blindadas, com relativo peso e sobre rodas, aponta para a necessidade de que esta fração de Engenharia tenha capacidade de proporcionar às frações de Infantaria e de Cavalaria a real capacidade de cumprir as suas missões.


As Funções de Combate substituiram os antigos Sistemas Operacionais com o objetivo de proporcionar uma integração maior dos esforços entre todos os atores terrestres do campo de batalha.

Desta maneira surgiu, por exemplo, a Função de Combate Movimento e Manobra que, segundo a definição, é o conjunto de atividades, tarefas e sistemas inter-relacionados, empregados para deslocar forças, de modo a posicioná-las em situação de vantagem em relação às ameaças.

"Movimento" é o deslocamento ordenado de forças visando ao cumprimento de uma missão, em condições nas quais não se prevê interferência do oponente. "Manobra" é o deslocamento de uma tropa que esteja em contato ou que tenha a previsão de contato com uma força oponente. 

Fonte > Defesanet 

Defesa homenageia os Boinas Azuis da ONU os Peacekeepers mantenedores da paz das Nações Unidas


O ministro da Defesa, Jaques Wagner, prestou nesta sexta-feira pela manhã, no Comando Militar do Planalto, em Brasília, homenagem aos homens e mulheres mantenedores da paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A celebração marca o Dia Internacional dos Peacekeepers - como esses oficiais e praças são chamados. Leia mais...

Fonte > Defesanet 


Governo fixa em R$ 1,1 bilhão os gastos com custeio da Defesa para 2015

“certo da correção da medida para a retomada do crescimento e da continuidade de atração de investimento para o país, o MD continuará a cumprir com excelência todas as atribuições institucionais para a defesa do território nacional”.



O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão fixou em R$ 1,107 bilhão os gastos do Ministério da Defesa em custeio. Esse é o limite estabelecido na Portaria nº 172, publicada ontem (28) no Diário Oficial da União, para contratação de bens e serviços e concessão de diárias e passagens para a administração central do MD e para as Forças Armadas. Leia mais...

Fonte > Defesanet

Missão no Haiti torna Brasil referência em treinamento de forças de paz

país é conhecido por atuar em ambiente urbano. Cooperação internacional cresceu após a pacificação de bairros violentos no Haiti. Centro no Rio de Janeiro treina dezenas de comandantes estrangeiros por ano.

Em dez anos de presença no Haiti, o Brasil se transformou em referência internacional no treinamento de tropas para operações de paz. O país adquiriu um conhecimento específico em missões urbanas, sendo cada vez mais requisitado por outros países.
"As visitas, cooperações internacionais e intercâmbios aumentaram muito depois da pacificação de regiões violentas no Haiti, como Cité Soleil, em 2007", diz o coronel José Ricardo Vendramin Nunes, comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). 

Fonte > Defesanet

Cabo Sabino dá entrada em PEC que desvincula PMs e bombeiros militares do Exército

É assim que se faz: cabo-deputado quer desvincular polícias militares do Exército


cabosabino
O deputado federal Cabo Sabino (PR) deu entrada, na Câmara, numa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende alterar o art. 144 desvinculando os policiais e bombeiros militares da condição de força auxiliar e da reserva do Exército.
A PEC tem o nº 56/2015 e contou com o endosso de 189 assinaturas dos parlamentares. Eram necessárias 171 assinaturas para entrar em tramitação. A PEC deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, se for aprovada, gan hará uma comissão especial para apreciar seu conteúdo.
A PEC 56/2015 quer uma reestruturação “profunda” da instituição policial no Brasil, segundo o Cabo Sabino, e a primeira providência a ser tomada, é a desvinculação das policias militares e dos corpos de bombeiros militares do Exército.

“Eles (Exército) são preparados para o confronto e eliminação do inimigo, o que é totalmente diferente com a função de pacificador social na repressão de delitos e com a execução de atividades de defesa civil”, justifica o deputado.
Caso a PEC seja aprovada na Câmara, o segundo passo será o Senado, onde é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo plenário, onde precisará ser votada novamente em dois turnos.

Fonte > blog do Eliomar (O Povo)/montedo.com

Comentário do MONTEDO:
O deputado Flávio Alves Sabino é cabo da PM do Ceará. Ele foi eleito por seus companheiros de farda para representar seus interesses no Congresso. É o que está fazendo. 
Enquanto isso, nós, militares das Forças Armadas, com um potencial eleitoral imensamente maior que o dos PMs cearenses, continuamos a esperar pelos nossos chefes, que - diga-se - continuam preocupados.

Fonte > site Montedo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ministério das Cidades poderá utilizar tecnologia da Engenharia do EB


Em visita ao Comando do Exército Brasileiro, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, conheceu o Sistema Unificado do Processo de Obras (OPUS), utilizado pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC) por intermédio da Diretoria de Obras Militares (DOM) em todas as fases de uma obra: na decisão, no planejamento, na execução, no controle e na fiscalização. Leia mais...

Fonte > www.defesanet.com.br

Gripen: Brasil e Suécia iniciam contatos para envio de técnicos brasileiros ao país europeu


Brasília, 27/05/2015 – O vice-ministro da Defesa da Suécia, Jan Salestrand, se reuniu nesta quarta-feira (27) com os principais assessores do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Um dos temas em discussão foi o envio de 250 cientistas, engenheiros e técnicos brasileiros ao país europeu para treinamento e conhecimento de tecnologia dos caças. No Ministério da Defesa (MD), Salestrand conheceu a estrutura da pasta e também pôde estreitar parcerias estratégicas no setor. Leia mais...

Fonte > www.defesanet.com.br

Esquadrão Harpia treina resgate em combate no sul do Pará

Exercício com helicópteros H-60 Black Hawk faz parte de capacitação operacional dos militares


Cinco helicópteros H-60 Black Hawk e uma equipe de cinquenta militares do Esquadrão Harpia (7°/8°GAV) treinam exercícios de simulação de guerra no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo, sul do Pará. A operação de tiro aéreo e tiro lateral encerra em 06 de junho. Leia mais...

Fonte > www.defesanet.com.br

FAB EM AÇÃO VEJA COMO ATUA UMA AVIAÇÃO DE PATRULHA


FAB EM AÇÃO AVIAÇÃO DE PATRULHA 

CRISE – Polícias e Exército se preparam para conter caos devido a seca

Ação de Proteção de Infraestrutura Crítica pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE) na manhã de quarta-feira (27MAIO 2015).

Um imenso contingente de policiais militares e das forças armadas, em particular do Exército, está sendo preparado para intervenções na área da cidade de São Paulo,  a a chamada Grande São Paulo, que engloba 39 municípios e uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Essa enorme concentração populacional que deve ficar sem água a partir dos próximos meses. Temendo uma insurreição só comparada à Revolução Constitucionalista de 1932, o governo paulista e o governo federal se organizam para conter um provável levante civil. Leia mais...

Fonte > http://www.defesanet.com.br/

Ministro da Defesa vai receber em audiência deputado e lideranças da família militar pauta as perdas com a MP do Mal (MP 2215-01), o pagamento da diferença de 28,86% já determinado pelo STF, aumento salarial, promoções no Quadro Especial do Exército, atendimento de saúde à família militar e construção de novos PNR.

O Deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), será recebido hoje em audiência por Jaques Wagner.  Os principais temas da pauta serão as perdas com a MP do Mal (MP 2215-01), o pagamento da diferença de 28,86% já determinado pelo STF, aumento salarial, promoções no Quadro Especial do Exército, atendimento de saúde à família militar e construção de novos PNR. A reunião com o Ministro da Defesa está agendada paras as 16 h.

 

Deputado Izalci (esq.) cumprimenta
Jaques Wagner
Tropa de choque

Acompanharão o deputado Ivone Luzardo, Genivaldo da Silva, Kelma Costa e Mirian Stein, as principais lideranças do movimento que luta por melhorias para a classe militar.



Fonte > Montedo


quarta-feira, 27 de maio de 2015

GUERRA INEVITÁVEL! Jornais chineses dizem que guerra será inevitável, a menos que os EUA parem de se intrometer nas disputas territoriais chinesas.

Revista Sociedade Militar
CHINA ILHAS ARTIFICIAIS
Nos últimos anos a CHINA tem se mantido afastada de conflitos, como a questão das intensas disputas entre OTAN e Rússia, que se intensificaram após os conflitos na Ucrânia. A situação pode ser considerada uma verdadeira guerra fria.  
Desde essa época houveram inúmeros casos de interceptação de aeronaves russas pela OTAN e vice-versa.
Mas, o comportamento da CHINA mudou após um relatório do Congresso americano ter citado a China como uma ameaça a paz internacional. Os EUA tem acusado a China (veja aqui) de invadir de forma agressiva territórios no Mar do Sul da China, que são reivindicados por aliados dos norte-americanos, como as Filipinas e o Japão.
Na semana passada a China foi citada por ameaçar um avião espião norte americano que sobrevoava obras em um arquipélago ocupado pelos chineses. Os EUA chegaram a dizer que a ocupação das ilhas poderia levar a um conflito.
A porta-voz do Ministério do Exterior chinês Hua Chunying disse na segunda-feira que a China havia apresentado uma denúncia reclamando do “comportamento provocativo” adotado Estados Unidos.
Instamos os EUA a corrigir o seu erro, permanecer racional e parar com todas as palavras e atos irresponsáveis”, disse a porta voz. “A liberdade de navegação e sobrevoo de modo algum significa que navios de guerra de países estrangeiros e aeronaves militares possam ignorar os direitos legítimos de outros países, bem como a segurança da aviação e navegação.”
Um JORNAL CHINES publicou o seguinte essa semana: “Uma guerra entre os Estados Unidos e a China é “inevitável” a menos que Washington pare de exigir que Pequim detenha seus projetos de construção no Mar do Sul da China …  Nós não queremos um conflito militar com os Estados Unidos, mas se fosse para vir, temos que aceitá-la “, disse o Global Times, que está entre os jornais mais nacionalistas da China. 
 “A intensidade do conflito será maior do que o que as pessoas costumam pensar, não será um simples atrito'”, advertiu o articulista do periódico. O jornal pertence a um membro do alto escalão do Partido que comanda a China

Só R$ 5,6 bi! Ministério da Defesa terá cortes abaixo do esperado

Ancelmo Góis


Os cortes no Ministério da Defesa foram menores do que o esperado, segundo reunião realizada ontem entre a secretária geral, Eva Chiavon, e os chefes do Estado Maior das três forças.
É que Jaques Wagner conseguiu reduzir o corte previsto anteriormente, de 50%, para 24,8%, o equivalente a R$ 5,6 bilhões. Os projetos estratégicos terão nova programação orçamentária e financeira. (R. A.)

Fonte > O Globo/montedo.com

Conflito na Maré: sargentos das Forças Especiais são feridos em tiroteio com traficantes no Rio

Militares das Forças Especiais são feridos no Rio

Unidade de elite foi atacada por traficantes no Complexo da Maré, que ainda feriram um terceiro soldado. 
Vídeo mostra ataque que deixou dois feridos
Movimentação de policiais militares e de soldados do Exército em comunidades do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro
Movimentação de policiais militares e de soldados do Exército em comunidades do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro(Gustavo Oliveira/Folhapress)
Leslie Leitão, do Rio de Janeiro
Criado em 1983, em Goiás, o 1º Batalhão de Forças Especiais é considerado a unidade de elite do Exército Brasileiro. O treinamento, um dos mais difíceis do país, capacita o soldado que se aventura a quase todo o tipo de missão, desde o planejamento e execução de ações de contraterrorismo, contraguerrilha, fuga e evasão, resistência física e psicológica. Se o Brasil entrar em guerra com alguma outra nação do planeta, os FEs, como são conhecidos, serão os responsáveis pelos reconhecimentos estratégicos e os primeiros ataques ao inimigo. Esta apresentação dá uma dimensão do tamanho do problema em que a ocupação do Complexo da Maré se transformou, na porta de entrada do Rio de Janeiro. Na noite do último dia 17 de maio, dois desses "supersoldados" foram feridos em confrontos com traficantes que, após mais de um ano de ocupação, continuam a mandar no território.

De acordo com a assessoria da Força de Pacificação, além dos dois sargentos FEs, um terceiro militar de outra unidade do Exército também ficou ferido. "Foram ferimentos leves e receberam atendimento médico imediato", informam, sem detalhes mais aprofundados de cada caso. O fato é que desde 5 de abril de 2014, quando mais de 3 000 homens das Forças Armadas ocuparam a Maré - atendendo a um pedido de socorro do então governador Sérgio Cabral -, pelo menos 23 militares foram baleados e um deles, o cabo da Brigada Paraquedista, Michel Mikami, de 21 anos, morreu.
A pouco mais de um mês do término da missão, prevista para 30 de junho, os militares, informalmente, admitem o temor de que outras baixas possam arranhar ainda mais a imagem do Exército: "Se até a nossa tropa de elite é atacada desse jeito, está claro que muita coisa deu errado", afirma um oficial do Comando Militar do Leste, que pede para não ser identificado.

Um novo vídeo postado nas redes sociais também mostra um pouco mais da ousadia dos criminosos. No dia 21 de janeiro deste ano, um comboio com cerca de 40 homens percorria as ruas da Favela Vila dos Pinheiros, quando foi atacado. Na ocasião, dois militares se feriram. As imagens mostram um confronto de mais de dois minutos ininterruptos. Depois de tantos tiros de fuzil, um militar grita: "Para de atirar!", no que é prontamente atendido.





Os bandidos, no entanto, continuam a atacar. E os militares voltam a responder os tiros. E um deles diz: "Não queria ação? Taí ação".
No mês passado VEJA mostrou as relações promíscuas de alguns militares com traficantes, chegando a avisar os bandidos de uma operação que seria realizada pela Polícia Civil em junho do ano passado. Com o vazamento, os bandidos do Morro do Timbau retiraram todo o arsenal que estava escondido ali e levaram para outra parte da Maré. Essa relação, no entanto, não foi a tônica da ocupação: "Muita gente passou a se omitir mesmo para não morrer. Essa guerra não é nossa", diz um cabo, que foi atacado várias vezes. Numa única semana durante a missão, a Força de Pacificação chegou a se envolver em 80 confrontos diferentes.

Fonte > Veja/montedo.com

'Não basta reconhecimento, é preciso atitude', diz Ivone Luzardo ao cobrar Jaques Wagner,28,86%, Auxílio Moradia, adicional tempo de serviço

Miran Stein, Izalci Lucas e Ivone Luzardo registram suas impressões sobre a audiência pública do dia 20, que discutiu a remuneração dos militares.


Leia também
Audiência pública discute a remuneração dos militaresMilitares tiveram aumento médio de 30 % acima da inflação, diz ministroAumento acima da inflação: Jaques Wagner é chamado de mentiroso na audiência pública
Fonte >  montedo

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Tesourada! União corta 50% do orçamento da Defesa

União reduz pela metade gastos com Política Nacional de Defesa


Resultado de imagem para tesourada na defesa
Marina Dutra

O ajuste fiscal atingiu em cheio os repasses para a Política Nacional de Defesa (PND), programa coordenado pelo Ministério da Defesa que engloba as ações destinadas à defesa nacional. Até o fim de abril, apenas R$ 2,2 bilhões foram destinados às iniciativas da PND, valor que corresponde a 12% do orçamento autorizado para o programa durante todo o exercício – R$ 18 bilhões.
A quantia repassada ao Ministério da Defesa para a gestão do PND é inferior em mais de 50% ao transferido para o órgão até o mês quatro de 2014. No exercício passado, R$ 4,7 bilhões já haviam sido aplicado nas iniciativas do programa.
Voltada essencialmente para ameaças externas, a Política Nacional de Defesa estabelece objetivos e orientações para o preparo e o emprego dos setores militar e civil em todas as esferas do Poder, em prol da defesa nacional.

Questionado sobre a queda nas aplicações, o Ministério da Defesa não respondeu a solicitação do Contas Abertas. No entanto, o impacto do corte pode ser notado na execução orçamentária de várias ações.
O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), por exemplo, recebeu até abril apenas 2% (R$ 32,4 milhões) do valor autorizado para a iniciativa no Orçamento – R$ 1,7 bilhão. O restante do recursos repassados ao SISCEAB (R$ 296,1 milhões) corresponde a quitação de despesas de exercícios passados (restos a pagar).
O atraso nos pagamentos à iniciativa compromete a circulação segura do tráfego aéreo civil e militar no espaço aéreo brasileiro, pois a iniciativa tem como objetivo a ampliação da capacidade de defesa aérea, o controle do espaço e a segurança do voo.

Outra iniciativa cujos repasses estão praticamente parados é a que prevê a implantação de estaleiro e base naval para construção e manutenção de submarinos convencionais e nucleares. Dos R$ 1,1 bilhão autorizados pela Lei Orçamentária para a ação, apenas 8% foram desembolsados até abril (R$ 89 milhões). O valor inclui os restos a pagar pagos. No ano passado, R$ 776,4 milhões já haviam sido aplicados na iniciativa no mesmo período.
As ações de aquisição e desenvolvimento do Cargueiro Tático de 10 a 20 toneladas, em sua versão de reabastecedor aéreo (Projeto KC-X), também foram prejudicadas pelos cortes. A iniciativa recebeu até abril R$ 114 milhões, valor que corresponde a 7% dos R$ 1,6 bilhão liberados para o projeto. No mesmo período do ano passado, R$ 260,5 milhões já haviam sido repassados.

Na versão civil, o cargueiro destina-se ao atendimento da necessidade de transporte de carga das empresas aéreas comerciais nacionais e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na reformulação da Rede Postal Noturna (RPN).
Os R$ 1 bilhão autorizados no Orçamento de 2015 para a aquisição de 36 aeronaves de caça com armamentos, simuladores de voo e outros serviços de integração de sistemas nem chegaram a ser empenhados (comprometidos para pagamento posterior).
Os recursos têm como finalidade a manutenção da capacidade da Força Aérea Brasileira de realizar suas missões constitucionais de defesa do espaço aéreo nacional.
Confira aqui tabela com outras ações da PND.

Investimentos 
Considerados apenas os investimentos, o Ministério da Defesa foi o mais afetado pelas retrações que atingiram 23 órgãos. A Pasta aplicou R$ 2,8 bilhões a menos no primeiro quadrimeste deste ano, em relação ao mesmo período de 2014. As aplicações passaram de R$ 4,4 bilhões para R$ 1,6 bilhão.
O órgão afirmou que o atraso na aprovação do orçamento teve impacto na redução dos investimentos, mas não respondeu se o corte atrapalhou o andamento das ações do Ministério.

Fonte > Contas Abertas/montedo.com

Militares tiveram aumento médio de 30 % acima da inflação, diz ministro

Os projetos estratégicos não serão interrompidos, assegura Wagner

Ministro Jaques Wagner (esq.) cumprimenta o Deputado Izalci (PSDB/DF) - (Imagem: CNBQ)
Em entrevista nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, informou que negociará até o ultimo momento com a Presidência da República melhores condições de contingenciamento do orçamento para a sua Pasta. Wagner explicou que as conversas envolvem também a equipe econômica (Ministérios da Fazenda e Planejamento) e a Casa Civil. O ministro argumentou que o objetivo é que não haja descontinuidade dos programas considerados estratégicos para as Forças Armadas.
Jaques Wagner esteve na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) onde participou de audiência pública sobre as ações da pasta e das Forças Armadas. Durante quase quatro horas, Wagner falou sobre projetos estratégicos, importância militar para o país, salários e orçamento, entre outros temas. Ao deixar o plenário da comissão, o ministro conversou com os jornalistas.

“Os nossos projetos estratégicos não podem sofrer descontinuidade. Podem até sofrer, vamos dizer assim, uma velocidade um pouco menor por conta do que a gente está atravessando, e eu reconheço a necessidade do ajuste. Agora não podemos descontinuar nenhum programa desses que são estratégicos na Defesa, seja da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, porque para você colocar em pé um projeto desse demora, mas para você descontinuar e acabar com ele é rápido”, afirmou.

Por sua vez, o ministro Wagner reconheceu que essa situação não é exclusiva do Brasil. Ele lembrou que recentemente, em viagem oficial à França, conversou com o ministro da Defesa daquele país, Jean Jean-Yves Le Drian, quando recebeu o seguinte comentário do colega: “olha, os projetos nossos, são projetos de 10, 20 anos, então você faz uma decisão, às vezes muda o governo, tem outra compreensão ou você tem um momento de maior perda da economia, então você preserva e eventualmente, sem acelerar”, reproduziu.

Kelma Costa. Ivone Luzardo, Mírian Stein e Genivaldo Silva junto a outras lideranças (Imagem: CNQB)
Em seguida, o ministro Jaques Wagner emendou: “Então, é esse o trabalho que eu estou fazendo. Eu ainda não tenho conhecimento definitivo dos números. Isso deverá ser passado para cada ministro, entre hoje e amanhã, na sexta-feira (22) vem a público. Ai a partir daí é que nós vamos trabalhar. Mas eu ainda estou trabalhando defendendo o orçamento do Ministério da Defesa”.

A seguir trechos da entrevista do ministro Jaques Wagner:
Repórter – Quais são os projetos que não podem ser descontinuados?
Ministro – Os projetos estratégicos, por exemplo, você tá fazendo um submarino, esse é um programa de 5, 10, 15 anos. Se eu parar e perder toda a mão de obra qualificada, como é que eu retomo isso? A retomada é muito difícil. E quando você tem, por exemplo, um programa aeroespacial, como é que você para a construção de um satélite? Então, esses projetos, eu tenho certeza que a Presidência da República e os ministros responsáveis pelas finanças, têm consciência. Esses projetos não podem ser parados. 

É diferente de um projeto pontual. Você vai fazer uma, duas, três pontes. Você fez uma, não tem dinheiro para segunda, você não faz. Aquilo não é um projeto que está multiplicado. É um projeto único, de longo curso. Os projetos na área de defesa, a tomada de decisão, muitas vezes levam 6, 7, 8 anos, e a concretização, por exemplo, o projeto de submarino nosso vai até 2025. Então, um subprojeto desse, repito, se eu tenho uma dificuldade, eu posso ter uma repactuação nos contratados para fazer em uma velocidade menor, mas não posso descontinuar porque senão vou perder toda inteligência construída.

Repórter – Sucateamento das Forças Armadas, os baixos salários, como o senhor pretende resolver na sua gestão esses problemas?
Ministro – Essa constatação não é de hoje. O fato é o seguinte. O Brasil é um país que não tem problemas no ponto de vista bélico, propriamente. Então, às vezes, não há uma consciência das pessoas que a 7ª, 8ª economia do mundo com esse patrimônio natural que nós temos no mar, na terra da Amazônia, que ela precise ter Forças Armadas bem qualificadas. Esse sentimento que é muito simplório para responder o que corresponde a 7ª economia do mundo, fez com que, ao longo do tempo, fosse deixando muita coisa sucatear. 

Mas eu posso garantir que hoje, disse isso aos parlamentares, estamos num processo de recuperação, seja de qualificação, seja da questão salarial que teve reajuste, inclusive acima de outros segmentos do executivo, seja na questão do equipamento. Se você perguntar para qualquer membro das Forças, seja Marinha, Exército ou Aeronáutica, nenhum deles vai dizer que está satisfeito. E não estão porque tem um horizonte de chegar mais longe, mas todos eles reconhecem que, ninguém sonhava em ter um submarino de propulsão nuclear, ninguém sonhava em ter um caça compartilhado de tecnologia sueca e brasileira. E eles são realidade. 

Então, o que eu digo é o seguinte, a dor do contingenciamento, pela necessidade de continuar crescendo, não vai impactar no sentindo de interromper isso. Nós estamos em um processo claro de reequipamento das Forças, mas eu insisto, talvez, se fossemos um país que vivêssemos em guerra, eu não precisava explicar para o público ou para Câmara que eu preciso de um orçamento maior. Mas como você é um país que não tem essas ameaças, às vezes as pessoas perguntam “ué, não é melhor investir em educação?”. Eu digo: quem tem o patrimônio que nós temos tem que ter o poder de dissuasão, senão a gente acaba perdendo a capacidade.

Repórter – E com relação aos baixos salários?
Ministro – É isso que eu lhe disse. Eles estão sendo recompostos e eles sabem que estão sendo recompostos. Nós temos, ao longo dos últimos 13 anos, 12 anos, um aumento médio de 30% acima da inflação, então isso é recomposição salarial, mas é claro, eu digo sempre, a vida inteira e hoje eu vivo de salário. Salário de ministro e de operário que era. Nenhum salário é bom. O salário todo que a gente ganha, a gente quer ganhar melhor e eu acho que é legitimo essa demanda dos militares. Eu estou aqui para trabalhar por ela e pela qualificação deles e pelo reequipamento das Forças.

Repórter – E quanto a necessidade de atualização da Estratégia e Política Nacional de Defesa?
Ministro – Isso é, eu diria, quase que uma coisa corriqueira. Desde que nós resolvemos criar o Ministério da Defesa, aderindo ao que há de mais moderno no conceito de defesa nacional, depois nós criamos os documentos básicos da Defesa, o Livro Branco, a Estratégia Nacional e a Política Nacional de Defesa. E já está previsto, que de 4 em 4 anos, essa revisão tem que ser feita. Estamos em curso dessa revisão, que eu chamei de atualização e a dinâmica da tecnologia é muito grande. Por isso, é sempre importante você está revisitando o cenário geopolítico e atualizando sua estratégia. (R. A.)

Fonte > DEFESA/montedo.com

SALÁRIO DOS MILITARES pagamento da dívida dos 28,86% Audiência na Comissão de Relaç. Exteriores e Defesa. Como foi.

20/05/2015
SALÁRIO DOS MILITARES. Audiência realizada no dia 20/05/2015 na Comissão de Relaç. Exteriores e Defesa. 
O Ministro Jaques Wagner mais uma vez disse que os militares tem como meta preservar a Constituição Federal, obviamente tentando desestimular os grupos que pedem Intervenção Militar.
Resultado de imagem para salario dos militares
Quanto ao salário dos Militares.
O deputado Izalci (Distrito Federal) pediu ao Ministro da Defesa que se posicione de forma clara sobre a questão salarial dos militares federais e o plano de carreira ainda inexistente para muitos militares.  
O DEPUTADO TUCANO disse que há anos a categoria não recebe reajustes razoáveis por pura  falta de interesse do governo federal.
Durante audiência pública, o deputado federal Izalci interpelou o ministro também sobre o pagamento da dívida de 28,86% com os militares. O deputado, que obteve  êxito ao destinar R$ 20 milhões em emenda parlamentar para que o governo faça a quitação do montante, reclamou que apenas os militares que recorreram à Justiça conseguiram receber os proventos. “Não é justo não pagar aos que não recorreram. Precisamos de um entendimento de como pagar isso. É uma dívida que existe e que o Estado precisa pagar”, defendeu.
O parlamentar ressaltou que Exército, Marinha e Aeronáutica têm papel fundamental na defesa nacional e em diversas ações que vão desde a execução de obras, combate a endemias e promoção da segurança. “Tudo que não se consegue resolver nesse país se chama as Forças Armadas, que precisam de reconhecimento”, cobrou.
Os militares presentes na audiência apoiaram o deputado tucano quando ele pediu ao ministro que reveja os pagamentos da Salário Família, que hoje é de R$ 0,16.
“Se não querem pagar, tira logo isso, porque dezesseis centavos não pagam nem a tinta usada pra colocar isso no contracheque”, disse o político no momento em que  cobrava atenção do governo quanto a benefícios que militares não recebem, como Auxílio Moradia e Auxílio Transporte.
Jair Bolsonaro e seu filho tocaram em pontos relacionados à segurança nacional e salário dos MILITARES, MST(fobia) etc. Assistam o vídeo, é interessante.
Foi mencionado que um soldado sobrevive com menos de um salário mínimo… Foi mencionada também a evasão de oficiais e sargentos… estão abaixo do limite.

Resultado de imagem para salario dos militares
A resposta do MINISTRO foi digna de quem não tem capacitação alguma para ser MINISTRO da DEFESA. Wagner começa dizendo que nada entende de inteligência. Como se não tivesse assessores e não tivesse o dever de estar ciente de todos os meandros do cargo que ocupa.
   Jaques Wagner, respondendo sobre a segurança para as olimpíadas, disse que nem a FRANÇA conseguiu evitar um atentado. Ele disse: “agora… eu insisto… eu imagino que todos nós imaginamos que a frança tem um sistema de inteligência bastante avançado, e nem por isso conseguiu evitar aquele terror que foi o jornal.. que aconteceu no meio de Paris… mas é obvio que a gente tem que se proteger…
Fonte > sociedademilitar
Revista Sociedade Militar – Robson A.D.Silva

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Desastre: Ministro diz que cortes podem eliminar até 50% do orçamento da Defesa

Roberto Lopes

Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa
Gripen seção frontal - foto Saab
Seção frontal de um caça Gripen; aeronave foi considerada pelo ministro da Defesa do Brasil
como programa estratégico a ser mantido
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, informou pessoalmente aos três comandantes militares, na semana passada, que o corte no orçamento de sua Pasta deverá ser de até 50%.
O contingenciamento das verbas será feito pela chamada Junta Orçamentária, que estuda o ajuste fiscal considerado imprescindível pela área econômica do governo. A Junta é composta pelos ministros da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil da Presidência da República.
De acordo com um relato dessa reunião obtido pelo Poder Aéreo, Wagner forneceu um detalhe que assustou seus interlocutores.
Iveco VBTP Guarani -Omar-Freira-Imprensa-MG
Blindado Guarani: despriorizado?
Ele revelou que tentará manter em sua integralidade, pelo menos, os recursos reservados aos programas considerados (ou que ele considera) mais estratégicos para o país, mencionando – apenas – “o PROSUB” (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), que cuida da construção, em Itaguaí (RJ), dos navios classe Scorpene, e “o F-X2” – referência ao projeto de aquisição pela Força Aérea Brasileira (FAB) de 36 caças suecos Gripen NG.
No Ministério da Defesa restaram, depois desse encontro, muitas dúvidas.
O fato de o ministro não ter citado o PROSUPER (Programa de Obtenção de Meios de Superfície), o jato cargueiro Embraer KC-390 e o (blindado sobre rodas) Guarani entre os chamados programas “mais estratégicos” quer dizer que esses projetos serão paralisados. Ou será que tudo não passou de um lapso de memória do ministro?

Defesa Aérea
A-1M - esquadrão Adelphi recebe segunda unidade modernizada - foto FAB
A-1M do Esquadrão Adelphi, sediado na base aérea de Santa Cruz (RJ)
Nos últimos dias, os comandantes da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, e da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, já haviam sido notificados por seus assessores de que a falta de recursos ameaça diretamente o prosseguimento dos diversos programas de modernização das aeronaves que constituem o escudo de Defesa Aérea do país.
Dos 45 jatos de ataque A-1, da FAB, só três puderam ser atualizados, até agora, para o padrão A-1M.
A primeira e mais extensa etapa do programa de modernização dos caças F-5E – referente a 46 aeronaves – ficou pronto há algum tempo, mas resta concluir o serviço em um lote de 11 aeronaves – oito monoplaces e três biplaces – recebidas dos estoques da Força Aérea Jordaniana.
Esses aviões receberão o radar Grifo, mostradores digitais multifuncionais a cores e um novo HUD holográfico, além de uma suíte de contramedidas eletrônicas (para despistar mísseis inimigos), computadores de missão e sistema OBOGS, de geração de oxigênio a bordo.
AF-1 células
células de AF-1 armazenadas em Gavião Peixoto (SP).
A foto é de novembro de 2014

Nas instalações da Embraer no município de Gavião Peixoto (SP), estão armazenadas 12 células de caças-bombardeiros AF-1 (A-4K/KU Skyhawk) do Esquadrão VF-1 Falcão, da Marinha, à espera de uma remodelação a cargo da companhia paulista. A primeira aeronave deveria ser entregue até o fim deste ano, mas isso, hoje, é incerto.
O Poder Aéreo apurou que a FAB está inclinada a modernizar um número menor de jatos A-1. Todas essas notícias ruins referentes à modernização dos aviões de combate vão representar perda de receita para a Embraer, e, de forma inexorável, impactar negativamente os resultados financeiros da empresa.
Na Marinha a tendência, no período 2015/2016, é transferir para a reserva (desativar) um número maior de navios, como forma de alavancar uma economia nos gastos de manutenção com as unidades da Esquadra. Providência essa que poderá alcançar, até mesmo, a flotilha da Força de Submarinos.
KC-390 - foto divulgação Embraer
KC-390: prejuízo para a Embraer?
Fonte > Poder Aéreo/montedo.com

sexta-feira, 1 de maio de 2015

8 maneiras de economizar para a educação do seu filho

DICAS POUPANÇA COLÉGIO

Por Daniel Boylan, Instrutor de Finanças, Ball State University

Este post foi publicado originalmente 19 de agosto de 2014 na  América Salva  blogue

Um dos objetivos mais importantes para os pais é encontrar uma maneira de ajudar a pagar a educação de seus filhos.
Embora a maioria dos pais não podem pagar a conta inteira, em média, os pais vão pagar cerca de um terço dos custos da faculdade. Dado que pode haver mais do que uma criança, essa tarefa é ainda mais complicada. 

Com o aumento dos custos de matrícula, como é um pai para vir para cima com fundos adequados para o seu filho? Sugiro que começar cedo é a melhor opção para que os fundos têm uma chance de crescer e tempo para  compor . Realmente a tarefa mais importante é começar. Sim, só para começar. Demasiadas vezes, as situações ou contas correntes nos dar uma razão para não começar - e nós procrastinar, mas a melhor opção é se comprometer a iniciar. Encontrar "dinheiro grátis" também é primordial. Livre dinheiro é dinheiro que não está já comprometida ou alocado. 

Aqui estão algumas sugestões sobre como construir poupança para a educação:

Configurar uma conta específica que é separado do outro dinheiro; Isso garante que esse dinheiro não se misturam com outro dinheiro "itens desejados".
Coloque suas economias em uma instituição financeira que você raramente usa ou que é inconveniente de retirar-se; isso vai eliminar o potencial de um impulso retirar.
Deduzir automaticamente uma quantidade - não importa quão pequena - do seu salário para garantir a conta vai continuar a crescer.

Destinar o dinheiro especiais, tais como os reembolsos de impostos, cheques de restituição, ou dinheiro do bônus, para complementar a conta. Muitas vezes, esse dinheiro não é contabilizada no orçamento familiar e pode ser facilmente guardado.
Considere um trabalho especial (freelance, a tempo parcial, etc.) onde o dinheiro ganho pode ir diretamente para a educação conta poupança.
Mantenha um frasco da moeda para a mudança de reposição e depositá-lo na conta quando estiver cheia.
Considere uma venda de garagem anual para limpar sua casa e ganhar um pouco de dinheiro extra com a venda de itens não utilizados ou indesejados.

Considere chutar um mau hábito e dedicar esse dinheiro para poupança de educação do seu filho.
Você ficaria surpreso com o quão rápido irá acumular dinheiro para a adopção de alguns ou todos esses itens em um plano de poupança. A maioria desses itens são projetados para não forçá-lo a mudar o seu orçamento atual ou fazer uma grande sacrifício.
 Depois de dinheiro começa a se acumular, haverá uma energia positiva que irá incentivar ainda mais economia.

Escrito por Guest Blogger
Fonte > - See more at: http://www.militarysaves.org/blog/1195-8-ways-to-save-for-your-child-s-education#sthash.G6Xd8l6K.dpuf