segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10 toques para aproveitar o máximo dos cursos online

Especialista dá dicas para estudantes do ensino a distância fugirem das armadilhas mais comuns e conquistarem resultados mais rápido ao apostarem na modalidade

Aluno de curso online deve encontrar um local adequado e sem barulho, indica especialistajovem usando laptop

São Paulo - Ano a ano aumenta a oferta de cursos a distância e universidades e escolas de peso entram neste mercado. As opções são inúmeras, há de cursos de extensão, agraduação, passando por MBAs, especializações, idiomas e cursos de treinamentos corporativos.


Fonte: exame.abril

YouTube oferece no Brasil curso para fazer canais "bombarem"

Curso online gratuito "Maximize seu Canal" será oferecido com legendas em português entre 30 de setembro e 18 de outubro.

Equipe do Porta dos Fundos
Curso do YouTube visa a criar produtores de conteúdo com canais de sucesso como o Porta dos Fundos

São Paulo – O YouTube vai oferecer no Brasil o curso gratuito “Maximize seu Canal” da sua Escola de Criadores, voltado para ensinar os produtores de conteúdo do site a aumentar seu número de assinantes, seu tempo de visualização, fazer com que o público volte mais vezes e a construir uma marca para seus vídeos. Trata-se de um curso online, em inglês, com legendas em português, textos para download e certificado de participação no final para quem concluir todas as etapas.
Fonte: exame.abril

Aprovado aumento de efetivo do Exército em mais de 31 mil integrantes

SÃO PAULO, SP, 28 de setembro (Folhapress) - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou quarta-feira, em caráter conclusivo, o projeto de lei, do Executivo, que permite o aumento em 31.358 do número de integrantes do Exército.
Pelo texto, poderão ser criados 14.014 cargos de oficiais e 17.344 de subtenentes e sargentos. O texto segue para o Senado, a não ser que haja recurso para apreciação em plenário.
Segundo a proposta, o limite legal de pessoal militar, fixado há 30 anos, passa de 296.334 para 325.692, o que corresponde a um acréscimo de 9,9%. Esses novos oficiais, subtenentes e sargentos deverão ser incorporados gradativamente ao Exército entre 2013 e 2030, de acordo com um planejamento anual.

Projetos estratégicos
O parecer do relator, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), foi favorável. "A proposta atende a projetos estratégicos das Forças Armadas, promovendo o aumento gradual dos efetivos do Exército Brasileiro, tendo em vista as decorrentes demandas de emprego, de criação e de transformação de estruturas da instituição", afirma.
Segundo o relator, esses novos oficiais poderão trabalhar na implementação do Projeto Piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), na criação do Centro de Defesa Cibernética e no desenvolvimento do Sistema Astros 2020, entre outros projetos.

Fonte: tnonline/montedo.com

Robô militar quadrúpede feito nos EUA anda até 32 km sem reabastecer

Robô militar quadrúpede feito nos EUA anda até 32 km sem reabastecerCapaz de andar cerca de 32 quilómetros sem reabastecer e carregar até 180 quilos, o robô LS3 (sigla em inglês para Sistema com Pernas de Apoio a Esquadrões) foi desenvolvido nos Estados Unidos com fins militares. Segundo a fabricante Boston Dynamics, a máquina quadrúpede é capaz de seguir soldados em terrenos acidentados e agora terá uma versão a diesel.
Um protótipo do robô foi apresentado esta semana na Modern Day Marine, feira militar patrocinada pela Marinha norte-americana na cidade de Quantico. Os primeiros modelos do LS3 haviam sido apresentados no ano passado e ganharam este ano 10 milhões de dólares de investimento.
De acordo com o Huffington Post, o LS3 é mais largo que modelos anteriores e movimenta-se silenciosamente, além de ser abastecido com diesel, combustível vulgarmente usado noutros veículos militares. Através de sensores, ele segue os fuzileiros navais, como um animal treinado faria, sem precisar de ser pilotado.
O robô tem blindagem a tiros de armas de fogo de pequeno porte e, segundo a fabricante, é discreto o suficiente para auxiliar em operações tácticas. Ele também pode recarregar rádios e dispositivos portáteis, funcionando durante 24 horas ininterruptas.
Fonte: Diário Digital (sapo.pt)/montedo.com

sábado, 28 de setembro de 2013

Revista Forças de Defesa

Dentro do aplicativo O Jornaleiro, é só procurar pela revista “Forças de Defesa” na seção “diversos”. Os números 4 e 5 da revista podem ser baixados gratuitamente para degustação.

Fordefesa 4 - Malvinas
Fordefesa 4 - Osorio
Fordefesa 5 - Guarani

O Jornaleiro

Fonte: forte.jor

Apostila Concurso da Receita Federal - Auditor Fiscal 3.0

Apostila Concurso da Receita Federal - Auditor Fiscal 3.0Conheça o conteúdo de uma das apostilas para o concurso de auditor da RF e se prepare para sua nova profissão


Apostila Preparatória para o Concurso da Receita Federal, composta por Apostila Teórica, Aulas em Áudio (MP3), Aulas em Slides e Questões de Concursos Anteriores para Treinamento.
Fonte: baixaki


Apostila SERPRO - Técnico de Suporte Administrativo

Apostila SERPRO - Técnico de Suporte Administrativo Língua Portuguesa


1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
3.1 Emprego das letras.
3.2 Emprego da acentuação gráfica.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.6 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescritura de frases e parágrafos do texto.
6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.
7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

Gestão Pública


1 Organização da Administração Pública no Brasil a partir da Constituição federal de 1998.
1.1 Administração direta e indireta: diferenças entre autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
1.2 Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
2 Serviços públicos.
2.1 Conceito amplo e restrito de serviço público.
2.2 Classificação: serviços gerais e individuais.
2.3 Serviços delegáveis e indelegáveis.
2.4 Serviços administrativos, sociais e econômicos.
2.5 Serviços próprios e impróprios


Fonte: baixaki

Apostila Concurso Papiloscopista Polícia Civil SP 2013

Apostila Concurso Papiloscopista Polícia Civil SP 2013 1.0Prepare-se para o concurso com vagas para papiloscopista na Polícia Civil

A apostila traz todo o material que você pode revisar para se preparar para o exame. O conteúdo engloba Língua Portuguesa, Constituição Federal, Direitos Humanos, Direito Penal e Legislação, além de noções de Criminologia, Lógica e Informática.


Fonte: baixaki

Baixe apostila Completa para Excel


Uma apostila de quase 80 páginas para você aprender tudo que precisa para usar o Excel


O Microsoft Excel é um dos mais bem conceituados programas para escritório, referência absoluta quando o assunto é criação de planilhas e compilação de dados. Por meio desse aplicativo é possível fazer tabelas das mais simples às mais elaboradas, além da criação e aplicação de fórmulas matemáticas e muito mais.


http://www.baixaki.com.br/

Fonte: baixaki

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Indústria brasileira de defesa apresenta inovações durante a 2ª Mostra BID BRASIL

Mostra BID-Brasil - 2

Evento vai expor radares, VANTs, veículos blindados, alimentos, sistemas de rastreabilidade, entre outros produtos


Entre os dias 03 e 05 de outubro, a Base Aérea de Brasília receberá a segunda edição da Mostra BID BRASIL, focada nos setores de defesa e segurança. O evento é promovido pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e conta com apoio do Ministério da Defesa.
Para este ano, a expectativa é reunir cerca de 70 empresas que compõem a Base Industrial de Defesa, dentre elas, Embraer, Avibras, Condor, Emgepron, Taurus, Imbel, Iacit, OrbiSat, CBC, BCA, AEL e Flight Technologies. Na edição de 2012, o evento contou com a participação de 50 empresas.
Fonte: forte.jor

Exército vai reforçar investimentos em tecnologias de defesa no Brasil

0,,16739189_401,00
Uma das razões para o investimento é a defesa estratégica dos recursos naturais do país. Cerca de 1,2 bilhão de reais serão aplicados na próxima década para criar polo de produção de pesquisa tecnológica.
O Exército brasileiro quer investir em pesquisa, especialmente no desenvolvimento de novas tecnologias de defesa. Até 2025, cerca de 1,2 bilhão de reais vão construir o Polo de Ciência e Tecnologia do Exército em Guaratiba (Pcteg), Rio de Janeiro. Uma das razões para o investimento é a defesa estratégica dos recursos naturais do país.
O general Sinclair Mayer, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, destaca que o espaço não vai servir apenas para a formação e pesquisa militar. Assim como ocorre na Escola Superior de Guerra, por exemplo, civis poderão estudar e pesquisar no complexo. “Temos hoje poucos peritos na área de defesa e temos o interesse de formar mais gente”, adianta Mayer. 
Fonte: forte.jor

A contrainteligência que falta ao Brasil

Enquanto a NSA investe bilhões em tecnologia de espionagem, no Brasil não há nem sequer preocupação em proteger dados estratégicos

Marcelo Itagiba
marcelo-itagibaNa chamada “realpolitik”, as leis do poder governam o mundo dos Estados, assim como a lei da gravidade governa o mundo da física.
Essa é a regra que sempre dominou as relações internacionais, apesar da criação, historicamente recente, de um órgão regulador, a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os Estados usam a espionagem para angariar conhecimentos que embasem decisões vantajosas. Todos os países possuem agências de espionagem, conhecidas eufemisticamente como de inteligência.
Existem cinco formas principais para obtenção de dados. Humint (Human Intelligence), que busca informações por meio de espiões. Osint (Open Source Intelligence) são as fontes abertas (jornais, revistas, internet e trabalhos científicos). Imint (Image Intelligence), coletada por meio de imagens obtidas por fotos e filmes provenientes de aviões e satélites. Masint (Measurement and Signature Intelligence), obtida por meio de eventos sísmicos provocados pela explosão de um artefato nuclear. E Sigint (Signal Intelligence), que é a interceptação de sinais de comunicação.
As denúncias de Edward Snowden desnudaram a Agência de Segurança Nacional (NSA), o mais intrusivo órgão da espionagem americana, que trabalha com o Sigint, decifrando uma rede de comunicações transmitidas, em âmbito mundial, por satélites, ondas telefônicas e cabos marítimos e terrestres. Estima-se em 320 milhões o total de ligações interceptadas e processadas diariamente pela NSA.
Um software criado pela Narus, empresa que hoje pertence à Boeing, controlado remotamente pela NSA em Fort Meade, varre espectros de comunicação na busca de endereços, números de telefones, sistemas em rede, capturando palavras-chave e frases. Qualquer comunicação que levante suspeita é imediatamente separada, processada, copiada e gravada para análise.
Uma vez que alguém se torna alvo, todas as suas comunicações passam a ser avaliadas, bem como as de qualquer um de seus contatos. Por um processo chamado data-mining, as informações são organizadas em gráficos, o que permite um verdadeiro raio-x de suas atividades.
A agência está investindo mais de US$ 2 bilhões em um novo centro, na cidade Bluffdale, em Utah. Computadores que rodam em espantosas velocidades medidas por yottabites (um bilhão de quatrilhões) vão decifrar os dados interceptados, inclusive transações bancárias e de cartões de crédito.
Tais ações atentam contra o direito à privacidade e às liberdades civis, de expressão e da imprensa. É uma ameaça às democracias representativas cometida sob o paradoxal argumento de que visa garanti-las.
As ações de espionagem contra o Brasil são repulsivas, aéticas e imorais, mas fazem parte do arsenal das grandes potências, que pinçam o que querem dessa teia tecnológica global. O Brasil precisa urgentemente investir em tecnologias que o habilitem a desenvolver mecanismos de defesa para os nossos sistemas e criptografia que impeçam, dificultem ou retardem a rápida decodificação de dados estratégicos.
Não há verdadeira preocupação no setor público e estratégico brasileiro em proteger dados, atributo da chamada atividade de contrainteligência. A Agência Brasileira de Inteligência e a Polícia Federal devem se articular com órgãos militares e estratégicos para a criação de uma cultura de proteção de dados.
O Brasil possui protocolos de cooperação com agências de inteligência estrangeiras e, inclusive, programas em andamento com a espionagem americana. A pergunta que se faz à presidenta é se ela adotou alguma medida para paralisar ou cancelar essas atividades, ou se tudo não passa de mera retórica.

MARCELO ITAGIBA, 57, foi diretor de Inteligência da Polícia Federal (1995-1999), secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (2004-2006) e deputado federal (PSDB-RJ) de 2007 a 2011
FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp/forte.jor

Brasil ainda engatinha na proteção de segredo

Mário Chimanovitch
Reproduzido da Folha de S.Paulo

Não há no Brasil, apesar dos avanços tecnológicos mundiais, o que se deve definir como “proteção do conhecimento”, medidas simples de contrainteligência.
Nos EUA, pesquisas indicam que mais da metade dos norte-americanos aceita ser vigiada em câmbio da sensação de maior segurança em relação a ataques terroristas.
E assim pensam os EUA em relação aos demais países, passando-lhes --no nosso caso via Departamento de Polícia Federal e Forças Armadas-- algumas das informações recolhidas através de seu aparato de inteligência. Em suma, causas e efeitos do terrível 11 de Setembro.

“Na infância”
A espionagem na internet abarca --segundo um especialista brasileiro-- três aspectos: a espionagem, a privacidade e a guerra cibernética (ataque e defesa).
“Ninguém gosta de ser espionado, mas o que fazer para se proteger? Pois dificilmente se terá controle sobre quem quer nos espionar”, diz ele. A privacidade só pode ser violada por ordem judicial, em qualquer situação.
Há juízes cordatos que preferem conceder autorizações para ações de bisbilhotagem, seja de cunho policial ou não, em lugar de a nação conviver com leis de exceção.
Os norte-americanos também se valem desses recursos. Há, além disso, as parcerias da NSA com empresas de telefonia e com os principais provedores (Microsoft, Google, Yahoo, AOL etc).
Nossa defesa cibernética apenas engatinha --enfatiza o especialista consultado.
Os equipamentos e programas de segurança são estrangeiros, e não existe um satélite nacional. Só agora, contratada por pregão da Anatel, a Alcatel-Lucent, empresa franco-americana, vai monitorar o cumprimento de normas técnicas nacionais.
Por outro lado, se a nossa legislação é boa, não é aplicada em nossos fóruns.
“Mesmo os equipamentos desenvolvidos pela Abin o foram através de parcerias que não são muito amigáveis em sua operação”, explica o expert, lembrando que o orçamento de 2013 para a defesa cibernética é só de US$ 40 milhões, sem falar na dificuldade de executá-lo (só US$ 8 milhões empenhados no primeiro semestre.
E não foi à toa que o ministro Celso Amorim reconheceu na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado que o Brasil “está na infância em termos de segurança cibernética”.

Comunicações interceptadas
O ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral foi taxativo ao dizer que o fato objetivo é que a guerra (cibernética) já começou e que o Brasil não está preparado.
“Dessa guerra já somos alvo, e dessa condição temos ciência desde 2001”.
Ele rememora depoimento do general Alberto Cardoso, como ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência no governo FHC.
Naquela ocasião, Cardoso referia-se ao Projeto Echelon (comandado pela NSA), integrado por Reino Unido, Canadá e Alemanha, que àquela altura já tinha capacidade de interceptar comunicações por e-mail, voz e fac-símile.
Amaral relembra também que, em depoimento prestado ao Congresso brasileiro em 2008, já no governo Lula, o engenheiro eletrônico Otávio Carlos Cunha da Silva, diretor do Cepesc (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Informações), da Abin, confirmou aos parlamentares:
“O Echelon intercepta todas as comunicações (...), tudo o que está no ar, em satélites, em links de micro-ondas, em torres(...).”
Fonte: Observatório da Imprensa/montedo

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Revista Forças de Defesa 8ª edição à venda nas bancas e pela Internet

Fordefesa 08 - CAPA 580px
Revista Forças de Defesa 8ª edição já está disponível para compra pela internet, no valor de R$ 18,00, e também em diversas bancas de jornal do País.
Abaixo seguem os links para compra da revista através do PagSeguro e Paypal. Lembramos que o envio não será cobrado, pedimos que informem os dados postais com exatidão para que não ocorram problemas no recebimento dos exemplares.
Fonte: forte.jor

Operação Laçador: Forças Armadas mobilizam 8 mil militares em operação no Sul do país

Articulado pelo Ministério da Defesa, e sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), cerca de 8 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participam de treinamento conjunto na região Sul do país. Iniciado nesta segunda-feira, o exercício conta com diversos treinamentos e simulações de guerra, com o objetivo de preparar os militares para a missão constitucional de defesa da pátria.

Esta edição, que ocorre de 16 a 27 de setembro, será desenvolvida, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Para isso, o território que compreende os três estados recebe uma nova demarcação, com a criação de países fictícios denominados pelas cores verde e amarela. Deste modo, os comandos das Forças recebem instruções de coordenadores instalados na Direção do Exercício (DIREx) para procederem aos ataques de forma a derrotar o inimigo imaginário.

A “Laçador 2013” terá como principais finalidades: manutenção da capacidade operativa das tropas da região Sul; adestramento dos diversos comandos e respectivas tropas em ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas; adestramento dos diversos sistemas operacionais, promovendo e sedimentando a capacidade de interoperabilidade entre as Forças; realização de Ação Cívico-Social em apoio às famílias carentes da região de Nova Santa Rita (RS); experimentações doutrinárias de interesse para as operações conjuntas; e sistematização da atuação conjunta das três Forças com liderança da Defesa.

Por tratar-se de uma operação complexa, envolve o emprego de todos os sistemas operacionais, integrados por eficiente sistema de Comando e Controle. Dentro desse contexto, haverá um Centro de Coordenação e Controle, na sede do Quartel-General do Comando Militar do Sul (CMS), onde cerca de 100 representantes das Forças envolvidas atuarão na coordenação de todas as atividades realizadas pelas tropas do CMS, do 5º Comando Aéreo Regional e do 5º Distrito Naval. 


Para tornar viável a comunicação eficaz e o fluxo de informações da operação, a tecnologia será a principal aliada. No referido Centro serão utilizados meios, sistemas e programas modernos que vão permitir a integração, o estabelecimento de comunicações seguras e o acompanhamento de todas as ações realizadas pelas tropas. O cidadão poderá observar a operação por um site que será alimentado com informações, fotos e vídeos das principais atividades realizadas durante o treinamento.

Além das tropas e meios do CMS, do V Comando Aéreo Regional (V Comar) e do 5º Distrito Naval, também estão sendo empregados efetivos dos Comandos Anfíbios do Corpo de Fuzileiros Navais, do Grupamento de Mergulhadores de Combate (Grumec) e da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Rio de Janeiro (RJ); da Brigada de Operações Especiais, de Goiânia (GO); do Comando de Aviação do Exército, de Taubaté (SP); do 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes, de Formosa (GO); da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, de Guarujá (SP); das Unidades Aéreas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Campo Grande e Anápolis; e especialistas nas áreas de Guerra Eletrônica, Simulação de Combate e Comunicação Social.

A operação Laçador é o 35º exercício desse porte, realizado pelo Ministério da Defesa desde 2002, com o objetivo de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais.

As principais manobras serão realizadas nos municípios de Rosário do Sul (RS), Alegrete (RS), Rio Grande (RS), Nova Santa Rita (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Capitão Leônidas Marques (PR), Nova Prata do Iguaçu (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Florianópolis (SC).

Nestas cidades, estão programadas ações diretas de forças especiais, transposição de curso d’água, controle e localidade, assalto aeroterrestre, patrulha antissubmarino, defesa de estruturas estratégicas, controle de dano, defesa aérea de retaguarda, ressuprimento aéreo, entre outras. O ministro da Defesa, Celso Amorim, e autoridades militares visitarão uma das localidades para assistir as manobras das Forças Armadas. 
Foto: Marinha
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa
61 3312-4070

Tropa de Engenharia no apoiando tropa blindada a transpor rio – Operação Laçador 2013

Caso de espionagem dos EUA viola direitos humanos, diz Dilma na ONU

Dilma Roussef New York
Pablo Uchoa
Da BBC Brasil em Washington
A presidente Dilma Rousseff usou nesta terça-feira o palanque privilegiado da Assembleia Geral da ONU para afirmar que a espionagem atribuída aos Estados Unidos, por meio da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), representa uma violação dos direitos humanos e um desrespeito às soberanias nacionais.
Primeira líder a falar no debate geral de chefes de Estado da organização, a presidente disse que “a rede global de espionagem” da NSA provocou “indignação e repúdio” em “amplos setores da opinião pública mundial” e ainda mais no Brasil, onde ela própria, seus ministros e a Petrobras teriam sido alvo das ações.
Estamos, senhor presidente, diante de um caso grave de violação dos direitos humanos e das liberdades civis”, disse Dilma, dirigindo-se ao presidente desta sessão da Assembleia, John Ashe, embaixador de Antígua e Barbuda na ONU. “Da invasão e captura de informações sigilosas relativas a atividades empresariais e, sobretudo, de desrespeito à soberania nacional”.
“Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra soberania. Jamais pode o direito à segurança dos cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos fundamentais dos cidadãos de outros países”, protestou Dilma. “Pior ainda”, continuou, quando empresas privadas fazem parte do esquema.
“Não se sustentam os argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados destina-se a proteger as nações contra o terrorismo. O Brasil”, disse Dilma, “repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas”.
‘Inadmissíveis’
Por tradição, cabe ao mandatário brasileiro abrir os trabalhos da plenária de líderes das Nações Unidas, o principal fórum que reúne os líderes dos 193 países-membro da organização. O tema deste ano era “Agenda de Desenvolvimento Pós-2015: Preparando o cenário”.
Dilma Rousseff já tinha avisado que ancoraria o seu discurso na polêmica envolvendo a espionagem americana. Até a Casa Branca já esperava que ela fizesse críticas mais fortes aos EUA, mas ainda havia dúvidas sobre quão duro seria o tom que a presidente adotaria.
A versão final do discurso ficou pronta às 4h da manhã, e assessores do Planalto disseram que até no café da manhã a presidente ainda rabiscava mudanças no texto.
Fonte: forte.jor

Míssil Tático de Cruzeiro é empregado em simulação durante a Operação Laçador 2013

MTC 300 na Laçador
Pela primeira vez, durante a Operação Laçador, militares do Exército empregam, de maneira simulada, o Míssil Tático de Cruzeiro (MTC 300) em operações conjuntas.
Inicialmente, o MTC será do tipo terra-terra, podendo atingir o alcance de até 300 quilômetros e será lançado pelas mesmas viaturas do Sistema ASTROS II, que serão modernizadas para a versão MK6, a fim de disparar foguetes e mísseis. O míssil será empregado em duas versão: Cabeça-de-Guerra do tipo Auto-Explosiva (AE), com peso máximo até 200 kg, contendo 109 kg de PBX como explosivo; e cabeça-de-guerra múltipla, com cerca de 66 submunições de 70 mm, podendo ser utilizado em alvo anticarro.
O programa de construção do MTC é parte do Projeto Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020, uma das sete prioridades no processo de modernização da Força Terrestre. É um projeto 100% nacional, com independência tecnológica e propriedade intelectual do Exército Brasileiro. A previsão de entrega do primeiro lote está prevista para 2016.
A navegação do MTC é feita por meio de sensores de navegação inercial junto com GPS, com um sistema antijaming e rádio altímetro para mantê-lo na altitude correta em relação ao solo. Obedece seu curso em conformidade com as informações armazenadas a bordo, com possibilidade de serem estabelecidos waypoints.
O míssil poderá ser utilizado contra instalações estratégicas, alvos inimigos de valor (meios logísticos, artilharia, blindados e meios aéreos) e alvos que devam ser neutralizadas logo no início do conflito, normalmente associadas à obtenção de superioridade aérea e à quebra da capacidade de coordenação das ações pelo inimigo.
Durante a Operação Laçador, o emprego simulado do MTC permite atingir alvos anteriormente engajados somente pela Força Aérea ou Forças Especiais, participando, pela primeira vez, da fase de interdição da manobra, a cargo do Comandante do Teatro de Operações.
O emprego simulado do míssil, durante a Operação Laçador, permite o adestramento dos integrantes do Estado-Maior Conjunto, por meio da coordenação do espaço aéreo, bem como dos meios de apoio de fogo existentes na operação.
MTC 300
FONTE: CCOMEx/forte.jor

Google traz ao Android recurso para bloquear aparelhos à distância

devicemanagerRecurso "Lock" complementa o Device Manager, que já permitia, à distância, fazer o smartphone tocar ("Ring") ou apagar todos os dados armazenados ("Erase")
São Paulo – Donos de smartphones Android podem agora bloquear com senha – e à distância – um aparelho perdido. A funcionalidade foi adicionada nesta terça-feira ao Android Device Manager, serviço do Google para rastrear dispositivos roubados ou desparecidos.
O recurso chega para fazer companhia aos já existentes “Ring” (tocar) e “Erase” (apagar dados), e torna a ferramenta padrão de localização de aparelhos Android mais completa. Para usá-la, na interface do Device Manager, clique em “Lock” e defina a senha que passará a ser usada para liberar a tela de bloqueio. Leia mais...

domingo, 22 de setembro de 2013

Conheça o criador do Spam, como também é conhecido, chama-se Alan Ralsky

Se você não solicitou uma informação, você está no direito de simplesmente não recebê-la. Se recebeu, ela é um spam, cuja sigla em inglês significa “enviar e postar publicidade em massa”. É dessa maneira que muitas empresas agem, descobrindo e-mails pessoais e bombardeando nossas caixas de entrada com informações inúteis, que não foram solicitadas. Os envios de spam já viraram uma praga e é praticamente impossível manter-se longe deles. E aí, talvez, pensando sobre o assunto, você se pergunte “mas quem foi a pessoa que começou com tudo isso?”.
O pai do spam, como também é conhecido, chama-se Alan Ralsky. Seu endereço físico, da casa onde ele morava, foi descoberto, e Ralsky provou o próprio veneno, já que muitas pessoas começaram a enviar centenas de cartas para ele, sem conteúdo algum ou com propagandas aleatórias, por muito tempo. Além dessa pequena vingança, ele foi condenado à prisão, onde ficou por 51 meses.
Fonte: megacurioso

Pendrive é encontrado funcionando depois de passar 5 anos ao relento

Dispositivo guardava fotos de uma festa de aniversário que tinham se perdido com o aparelho









O aparelho só foi encontrado depois que um temporal arrasou uma bananeira no sítio e, quando Camacho foi ajudar o pai com a bagunça no local, encontrou o pendrive completamente sujo e molhado no chão.

sábado, 21 de setembro de 2013

Câmara encaminha ao Senado Medida Provisória que regula promoções no Quadro Especial do Exército

                                          foto: Dep Claudio Cajado - Relator final do Projeto


A Medida Provisória nº 618-A é uma verdadeira salada de frutas.


Ela altera a Lei nº 10.552, de 13 de novembro de 2002, para dispor sobre a concessão de garantia da União a entidades controladas indiretamente pelos entes da Federação; autoriza o aumento do capital social da VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; autoriza a União a renegociar condições financeiras e contratuais das operações de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social - BNDES que menciona; altera o cálculo da receita líquida real dos Municípios, para adequação à Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001; autoriza a União a conceder crédito ao BNDES, no montante de até R$ 15.000.000.000,00 (quinze bilhões de reais), em condições financeiras e contratuais que permitam o seu
enquadramento como instrumento híbrido de capital e dívida ou elemento patrimonial que venha a substituí-lo na formação do patrimônio de referência; promove ações de cooperação energética com países da América Latina; cria o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, integrante do Quadro de Pessoal Militar do Exército; altera a Medida Provisória nº 2.196-3, de 24 de
agosto de 2001, as Leis nºs 4.117, de 27 de agosto de 1962, 11.345, de 14 de setembro de 2006, 12.844, de 19 de julho de 2013, e 12.249, de 11 de junho de 2010; revoga a Lei nº 10.951, de 22 de setembro de 2004, e dispositivos das Leis nºs 12.844, de 19 de julho de 2013, e 12.761, de 27 de dezembro de 2012; e dá outras providências.

Em sua redação final,  ela trata do Quadro Especial do Exército, nos artigos 14 a 19:
"Art. 14. Fica extinto o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, integrante do Quadro dePessoal Militar do Exército.
Art. 15. Fica criado o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, destinado ao acesso dos cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada.
§ 1º O acesso dos cabos e taifeiros-mores de que trata este artigo será efetivado por promoção à graduação de Terceiro-Sargento, pelo critério de antiguidade, deixando aqueles militares de pertencer à sua Qualificação Militar de origem.
§ 2º Os cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto.
§ 3º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, extinto pelo art. 14, passam a integrar o Quadro Especial a que se refere o caput.
§ 4º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, concorrerão à promoção a Segundo-Sargento pelos critérios de antiguidade e de merecimento, desde que satisfaçam aos requisitos mínimos estabelecidos no Regulamento de Promoções de Graduados do Exército.
Art. 16. Os soldados com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a cabo pelo critério de antiguidade, desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam os requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto.
Art. 17. Os soldados, cabos e taifeiros-mores de que trata esta Lei poderão ser beneficiados por até 2 (duas) promoções, após adquirida a estabilidade.
Art. 18. Respeitadas as situações constituídas, é vedada a estabilização de praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.
Art. 19. As promoções de que trata esta Lei não contemplarão os militares na inatividade.
Após aprovada na Câmara, a matéria foi encaminhada ao Senado na última quinta feira (19), com o Ofício nº2.148/13/SGM-P

(Colaborou: Roberto Alves) 
Fonte: montedo