quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morre o jornalista Joelmir Beting, aos 75 anos


Joelmir Beting e seu filho, Mauro Beting, durante gravação do programa "Beting & Beting", do canal Bandsports

Morreu à 1h desta quinta-feira, em São Paulo, aos 75 anos, o jornalista paulista Joelmir Beting.
Internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein, Beting estava em estado de coma, decorrente de um acidente vascular encefálico hemorrágico, ocorrido no último domingo (25) e respirava com auxílio de aparelhos.


Beting passava por um tratamento para combater uma doença autoimune desde 22 de outubro.
O velório do jornalista irá ocorrer a partir das 8h no cemitério do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. O enterro será no mesmo local, às 14h.
Nascido em Tambaú (SP), a 255 quilômetros da capital paulista, Beting foi um dos pioneiros da imprensa econômica brasileira.
Sua coluna diária, lançada em 1970 na Folha, foi publicada durante 34 anos em mais de 50 jornais de todo o país.

Beting também inaugurou o comentário econômico para a rádio e a televisão, com colaborações nas emissoras Record, Bandeirantes, Globo, TV Gazeta e Globonews.
Desde 2004, o jornalista participava do "Jornal da Band", na TV Bandeirantes.
Ao usar linguagem simples e clara para tratar de temas áridos de economia e finanças, Beting ficou conhecido pela capacidade de "traduzir" o jargão econômico para o público em geral.

Ao fugir do economês, foi chamado por alguns críticos, principalmente do meio acadêmico, de "Chacrinha da economia".
A alcunha não o incomodava. "Não falo para a dona de casa, mas para a empregada dela", costumava afirmar o jornalista, formado em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo).

VEJA A SUA TRAJETÓRIA: Leia mais

Via: http://www1.folha.uol.com.br 

Plasma, LCD, OLED: saiba mais sobre as telas de TV de hoje e do futuro


Conheça melhor um pouco de cada tecnologia e qual é o melhor display para a sala de TV da sua casa.

Rumor sobre direito autoral se espalha pelo Facebook


Uma mensagem em formato de texto jurídico vem se espalhando pelo Facebook. A corrente alerta contra uma tentativa da rede social de fazer uso comercial de dados, fotos e conteúdos postados pelos usuários.
Facebook | Foto: BBC
Planos de alteração de políticas de privacidade causam polêmica; EUA e União Europeia criticaram

O texto é falso e não serve para nada, garantem advogados e porta-vozes da empresa, que se viram obrigados a emitir um comunicado para tentar deter o boato.Mas para especialistas, a corrente mostra que os usuários desconhecem os direitos autorais que detêm sobre suas informações postadas em redes sociais.
A mensagem que circulou tanto em inglês como em outros idiomas advertia que o Facebook é agora uma empresa de capital aberto e recomendava aos usuários postar em seus murais o texto jurídico que supostamente os protegeria contra tentativas da rede social de utilizar seus textos, fotos e demais dados.
Mas, de acordo com a empresa, "qualquer pessoa que use o Facebook é dona dos conteúdos e das informações que publica, e as controla, tal qual especificam nossos termos de utilização. Elas controlam como essas informações e conteúdos são compartilhados".
Em seus "Direitos e Responsabilidades", a rede social diz que o usuário retém os direitos de propriedade intelectual dos conteúdos que posta, mas ao publicá-los em seu perfil, dá ao Facebook uma licença para usá-los e mostrá-los dentro de seu sistema.

Mudanças polêmicas

Em meio à polêmica e aos boatos, analistas consideram que a corrente traz à tona uma verdade: a crescente preocupação dos usuários quanto à sua privacidade no Facebook agora que a rede social tem mostrado a intenção de alterar seus termos contratuais.
A empresa planeja suspender o direito do usuário de escolher suas configurações de privacidade e permitir que as informações sejam disponibilizadas em todos os seus serviços.
O Facebook também quer eliminar a ferramenta que permite controlar o recebimento de emails.
As mudanças seriam uma resposta da empresa ao Google, que recentemente unificou todos os seus serviços, como Gmail, YouTube e Google+.
Nos Estados Unidos, grupos de defesa de direitos autorais já protestaram e pediram que o Facebook reconsidere seus planos.
A rede social está discutindo o assunto com a Comissão Federal de Comércio dos EUA, após as medidas terem sido criticadas pelo Congresso americano e a União Europeia.
Para tentar lidar com as crítcias, o Facebook disponibilizou em sua página com as configurações de privacidade a possibilidade de o usuário enviar perguntas à chefe do setor, Erin Egan.
O prazo para manifestações e demandas encerra-se nesta quarta-feira.

Via: bbc.co.uk

QE e QESA unindo forças no último dia do Seminário de Estratégia de Defesa Nacional


Deputada Perpétua deu continuidade ao Seminário de Defesa Nacional tendo representantes das três Forças Armadas, universitários de vários locais do país, deputados e professores, juntamente presente na reunião a APRAFA - Associação das Praças das Forças Armadas, muitos QE e QESA, estendendo suas faixas pedindo apoio aos Parlamentares ao Projeto de Lei 4373/2012 – Projeto QE.

No momento não houve assuntos relacionados ao projeto 4373/2012, mas vários militares das três forças, tanto oficiais como praças, parlamentares do Congresso e os estudantes, observaram as faixas de pedido de apoio e aprovação, pois esta categoria luta por dignidade, ao qual nunca teve, e agora estão esperando uma Audiência Pública do relator do Projeto com a presença das associações e representantes das três forças, logo será divulgado a data.

Esperamos que os QE e QESA se reúnem com seus familiares para estar na próxima reunião que será divulgado neste blog ou em outros que estão apoiando o projeto, no minimo umas 1000  mil pessoas.

Fotos do dia 28/11/2012

Dep Fed Perpetua e Paulo Roberto

 Faixas de apoio aos QE e QESA



Homenagem as Mulheres do alto escalão

Via: Att: Paulo Roberto

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Congresso está ciente dos Militares do Quadro Especial


No dia 27 de nov 2012, houve um seminário de Defesa Nacional, ao qual esteve presente a Dep Fed Perpétua, o Ministro da Defesa, os 3 (três) Cmts da Forças Armadas e um representante da Presidência da República, onde foi apresentado os trabalhos e as necessidades das três forças, logo em seguida os QE e QESA trouxeram várias faixas pedindo aos parlamentares, o apoio que necessitam no Congresso, e agradecendo o bom desempenho da Dep Perpétua. Os Comandantes e o Ministro da Defesa não falaram nada a respeito da PL 4373/2012.










Via: paulorobertouniao

Conheça todas as Emendas Apresentadas pelos Parlamentares em Apoio ao Quadro Especial na esfera das Forças Armadas: Aqui


Defensor dos militares integrantes do Quadro Especial das Forças Armadas, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) esteve reunido com o relator do projeto 4373/2012, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA), nesta quarta-feira (30).
reunuaocajadosite 300x174 Deputado Pimenta defende valorização dos militares QE com relator do projeto na CREDNNo encontro, o deputado defendeu mais uma vez a valorização dos militares QEs, debatendo ações para aprovação e aperfeiçoamento da matéria durante sua tramitação na CREDN. Paulo Pimenta adiantou que vai apresentar emendas buscando adaptar o projeto para também atender o efetivo do Quadro Especial da Aeronáutica (QESA). Ao final da reunião, os parlamentares definiram que suas assessorias trabalharão em conjunto na construção das alterações necessárias no texto.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CREDN - Seminário Estratégias de Defesa Nacional


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, vai realizar, nos dias 27 e 28 de novembro, o seminário Estratégias de Defesa Nacional.
SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS DE DEFESA NACIONAL

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai realizar, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados – Brasília/DF, o seminário Estratégias de Defesa Nacional.

Segundo a presidenta da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), autora do seminário, no momento em que se registra o protagonismo brasileiro no cenário internacional, aliado à sua pretensão em conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, o tema defesa nacional ganha destaque na agenda geopolítica do País. “Ministério da Defesa está realizando estudos que visam modernizar e reequipar as Forças Armadas. Dessa forma, a Comissão deve participar de forma intensa nesses debates, atuando, inclusive, de forma proativa no processo de construção da política de defesa nacional do País”, defende a parlamentar.

O seminário será aberto com palestra a ser proferida pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, e o encerramento ficará a cargo do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e dos comandantes-gerais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Participarão, ainda, dos cinco painéis de debates, estudiosos, integrantes das Forças Armadas e os principais agentes que elaboram e executam a política de defesa do País.

Para Inscrições Link

DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2012
AUDITÓRIO NEREU RAMOS – CÂMARA DOS DEPUTADOS – BRASÍLIA/DF

Programação do Seminário
27 de novembro - terça-feira

14h - Abertura
14h30 - Conferência de abertura
Tema: “Defesa Nacional e Pensamento Estratégico Brasileiro”, com Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Defesa, CELSO AMORIM.

15h30 - 1º Painel
Tema: “As grandes tendências no cenário estratégico global: repercussões para o Brasil”
Expositores:

•    Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, Almirante CARLOS AUGUSTO DE SOUSA;
•    Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) ANDRÉ MARTIN; e
•    Diretor do Centro de Estudos Geoestratégicos da UAM-X e colunista do La Jornada,Professor ALFREDO JALIFE-RAHME.

Coordenador: Deputado LEONARDO GADELHA (PSC/PB)


28 de novembro - quarta-feira

MANHÃ

9h00 - 1º PAINEL
Tema: “O entorno geoestratégico brasileiro: cooperação com a América do Sul e a África”

Palestrantes:
•    Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) FRANCISCO CARLOS TEIXEIRA;
•    Presidente da Odebrecht Defesa e Tecnologia, LUIZ AUGUSTO TEIVE ROCHA. Exposição sobre a importância estratégica das relações com a África; e
•    Vice-diretor do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa do Conselho de Defesa Sul-americano da União de Nações Sul-americanas, PABLO CELI DE LA TORRE

Coordenador: Deputado VITOR PAULO (PRB/RJ)

10h30 - 2º PAINEL

Tema: “Defesa e Sociedade: Subsídios para a apreciação da proposta de Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN,) remetido ao Poder Legislativo”
Palestrantes:
•    Professor e Engenheiro de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) EDUARDO SIQUEIRA BRICK. Exposição sobre fontes de financiamento para a Defesa nacional;
•    Presidente da Associação Brasileira dos Estudos de Defesa, Professor MANOEL DOMINGOS. Exposição sobre a visão da academia; e
•    Representante do IPEA, LUIS CESAR AZEREDO. Uma visão crítica de conjunto do LBDN.f

Coordenador: Deputado CLAUDIO CAJADO (DEM/BA)

TARDE

14h30 - 1º PAINEL
Tema: “Desafios para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa”

Palestrantes:
•    Presidente da ABIMDE, SAMI YOUSSEF HASSUANI (AVIBRAS). Exposição sobre a visão da indústria de Defesa;
•    Professor da Escola de Guerra Naval WILLIAM DE SOUSA MOREIRA. Exposição sobre o histórico do cerceamento e restrições tecnológicas à indústria de Defesa, em especial ao programa espacial e nuclear brasileiro; e
•    Jornalista do Jornal O Estado de São Paulo ROBERTO GODOY.

Coordenador: Deputado CARLOS ZARATTINI (PT/SP)

16h - 2º PAINEL

Tema: “Os grandes projetos estratégicos das Forças Armadas”

Introdução:

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General JOSÉ CARLOS DE NARDI, apresentará as linhas gerais do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa – PAED.

Palestrantes:

•    Comandante da Marinha do Brasil, Almirante JULIO SOARES DE MOURA NETO;
•    Comandante do Exército Brasileiro, General ENZO MARTINS PERI; e
•    Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro JUNITI SAITO.

Coordenador: Deputado HUGO NAPOLEÃO (PSD/PI)

Via: Defesanet

28 concursos de final de ano pagam salários de até R$ 21,7 mil



DF RJ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

São 108 oportunidades para o cargo de analista ambiental, 93 para trabalhar no Distrito federal e 15 para o estado do Rio de Janeiro. Interessados devem ter diploma superior em qualquer área de formação. As áreas de atuação são licenciamento ambiental; monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.
Os candidatos aprovados serão alocados nas unidades descentralizadas (superintendências e centros especializados) e na administração central do Ibama. Para o tema licenciamento ambiental são oferecidas 45 vagas no Distrito Federal e 15 no Rio de Janeiro. Para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental são 27 vagas no Distrito Federal e, para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, são 21 vagas no Distrito Federal.
Salário: 5.441,24 reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo site do Cespe
DF e RJ Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
São 1.200 oportunidades para nível médio e superior. São 25 oportunidades no cargo de analista de infraestrutura de transportes (que exige nível superior em qualquer área), 7 para geoprocessamento, 147 de engenharia civil, 35 de analista administrativo-contábil, 10 de tecnologia da informação e 65 na área administrativa
Salários: até R$ 7.815,81
Inscrições: até 30 de novembro pelo site da ESAF 
Sul - Sudeste
SP Tribunal de Contas do Estado de São PauloSão 2 oportunidades para o cargo de auditor. Os candidatos precisam ser formados em Direito, Contabilidade, Atuária, Economia ou Administração.
Salário: até R$ 22.911,72
Inscrições: até 23 de novembro pelo site da Fundação Carlos Chagas 
SP Serviços Técnicos Gerais
A autarquia da Prefeitura de Campinas (SP) abriu 25 vagas em cargos nos níveis fundamental, médio e superior. Quem tem nível superior pode disputar as vagas para analista técnico e procurador.
Salário: até 5.521,07 reais
Inscrições: até 24 de novembro pelo site Zambini
São 12 oportunidades para médicos. São 7 vagas para médico UBS e 5 para médico ESF.
Os candidatos devem ter nível superior em medicina e registro no Conselho Regional de Medicina.
Salário: até 6.850 reais
Inscrições: até o dia 25 de novembro pelo site do Consesp.
SP Prefeitura de Rosana 
São dois concursos com 24 oportunidades e formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. As oportunidades que exigem nível superior estão no edital nº6 e são para médico, monitor desportivo e professor de educação básica I – substituto.
Salário: até 9.142,94 reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo site KLC Concursos
SP Prefeitura de Ubatuba
São 373 oportunidades para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os cargos que exigem nível superior são de analista de sistema, arquiteto, assistente social, contador, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, médico cardiologista, médico clínico geral, médico dermatologista, médico ginecologista e obstetra, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico urologista, médico veterinário, procurador municipal, professor de educação básica II (ciências), professor de educação básica II (história), programador de computador, publicitário e técnico desportivo.
Salário: até 6.586,18 reais
Inscrições: até 11 de dezembro pelo site da Vunesp
MG Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) São 46 oportunidades para analista judiciário. Há vagas para formados em Direito, Medicina – com especialização em clínica médica, psiquiatria e medicina do trabalho, Odontologia, TI e Estatística.
Salário: R$ 6.611,39
Inscrições: até 4 de dezembro pelo site da Consulplan
MG Prefeitura de Águas Formosas
São 91 oportunidades para os cargos de nível fundamental, médio e superior. Os cargos de nível superior são para assistente social - Nasf, nutricionista - Nasf, farmacêutico - Nasf, psicólogo - Nasf, terapeuta ocupacional - Nasf, assistente social - Cras/Paif, psicólogo - Cras/Paif, advogado - Creas, assistente social Creas, psicólogo – Creas, médico – PSF, odontólogo – PSF e enfermeiro – PSF.
Salário: até 10 mil reais
Inscrições: até 25 de novembro pelo site Polis Auditoria . Candidatos também pode se inscrever presencialmente até 23 de novembro no Centro de Cultura, localizado na Doutor Sebastião Figueiredo, 643, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
MG Prefeitura de Curvelo
Há 95 oportunidades para os níveis fundamental, médio e superior. Os cargos para quem tem diploma universitário são para assistente social NASF, cirurgião-dentista ESF, enfermeiro ESF/PACS/EACS, fisioterapeuta NASF, ginecologista/obstetra NASF, médico ESF I, médico ESF II, nutricionista NASF e psicólogo NASF.
Salário: até 10 mil reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site Cotec. Também é possível se inscrever presencialmente no posto de atendimento em Curvelo, localizado na Avenida Dom Pedro II, 180, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na recepção da Unimontes/Cotec em Montes Claros, localizada no Campus Universitário Professor Dary Ribeiro, prédio 4, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
MG Prefeitura de Poços de Caldas
São 236 oportunidades para os níveis fundamental, médio e superior. Os cargos que exigem nível superior são para assistente social do Nasf, dentista da ESF, educador físico do Nasf, enfermeiro da ESF, farmacêutico do Nasf, fisioterapeuta do Nasf, médico da ESF, nutricionista do Nasf, psicólogo do Nasf e terapeuta ocupacional do Nasf.
Salário: até 8.708 reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site Imam. Também é possível se inscrever presencialmente na prefeitura, localizada na Rua Minas Gerais, 664 – 1º andar, sala 102, de segunda a sexta-feira, das 9h ás 12h e das 13h30 às 17h.
MG Prefeitura de Miravânia 
São 116 oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio e superior, sendo 99 vagas imediatas e 22 para formação de cadastro de reserva. Há também 5 vagas para pessoas com deficiência. As funções que exigem nível superior são para analista contábil, analista de convênios e prestação de contas, analista jurídico, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico PSF, monitor de biblioteca escolar, professor de educação básica I, professor de educação básica II nas áreas de ciências, educação física, geografia, história, informática e multimeios e matemática, além de professor de educação infantil e supervisor de educação básica.
Inscrições: até 7 de dezembro pelo site da Cátedra Consultoria.
Salário: até 7 mil reais
RJ e ESTribunal Regional Federal da 2ª Região
Há 58 oportunidades para juiz federal substituto. Os candidatos devem ter nível superior em direito há, no mínimo, 3 anos, e possuir 3 anos de atividade jurídica após a obtenção do bacharelado em direito.
Salário: 21.766,16 reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo Cespe 
RJ Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
São 43 oportunidades para quem tem nível médio ou superior. Os cargos que exigem nível superior em direito e em qualquer área são de analista judiciário - área judiciária (1 vaga), analista judiciário - área judiciária - especialidade execução de mandados (3 vagas) e analista judiciário - área administrativa (1 vaga).
Salário: até 8.140,08 reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo site Concursos FCC
PR Prefeitura de Cascavel 
São 680 vagas e cadastro de reserva em cargos de todos os níveis. Também foi divulgado edital para processo seletivo para 158 vagas em cargo de nível médio. Os cargos que exigem nível superior são para engenheiro cartográfico, engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico 40 horas - funções: generalista, infectologista e pediatra; médico veterinário e terapeuta ocupacional.
Salário: até 12.679,08 reais
Inscrições: até 30 de novembro pelo site Saber ou na Prefeitura Municipal de Cascavel, na Rua Paraná, nº 5.000, Centro, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, de 19 a 30 de novembro. 
RS Grupo Hospitalar Conceição
São 48 vagas e cadastro de reserva para trabalhar na cidade de Porto Alegre. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior. As vagas são para os hospitais Nossa Senhora da Conceição, Cristo Redentor e Fêmina.
Os cargos de nível superior são para engenheiro civil, engenheiro ambiental e médicos nas áreas de anestesiologia, cardiologista, clínica médica, ecocardiografia, eletroencefalografia, emergencista, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, oncologia, patologia, pneumologia e radiologia e diagnóstico por imagem.
Salários: até 14.976 reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo site da Fundação La Salle.
RS Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
São 398 oportunidades para os níveis médio e superior. Para quem tem diploma universitário são 150 vagas. Interessados pode se candidatar aos cargos de analista processual, analista de contabilidade, de economia, de administração, de arquitetura, engenharia civil, engenharia elétrica, informática e comunicação social, além de analista de saúde nas áreas de clínica médica, cardiologia, oftalmologia, psiquiatria, psicologia e enfermagem.
Salário: até 5,5 mil reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo site Concursos FCC
SC Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan)
São 15 oportunidades de início imediato, além de formação de cadastro de reserva para nível médio e superior. Para quem tem nível superior, há vagas para biólogo, bioquímico, químico, contador, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e analista de sistemas.
Salários: até  5.584,05 reais, além de vale-alimentação de 572 reais, auxílio creche de R$ 400, plano de saúde e odontológico, auxílio educação e plano de previdência complementar
Inscrições: até 7 de janeiro de 2013 pelo site da Casan
SC Prefeitura de São João do Sul
São 157 oportunidades para os níveis fundamental, médio e superior. Quem tem nível superior pode concorrer às vagas para advogado, agente de controle interno, assistente social, assistente pedagógico, contador, educador social, enfermeiro, engenheiro-agrônomo, engenheiro ambiental, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico-geral, médico-veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo, professor - ensino infantil, professor - ensino especial, professor nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês), educação artística e história.
Salário: 6.377,32 reais
Inscrições: até 4 de dezembro pelo site Concursul
Norte - Nordeste
CE Prefeitura de Pacajus São 518 oportunidades para todos os níveis. Há oportunidades para professor de LIBRAS, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, gestor ambiental, médicos, entre outros.
Salários: até 6.000 reais
Inscrições: até 5 de dezembro pelo site Inga Gestão
PE Prefeitura de Quixaba 
Há 128 oportunidades para todos os níveis. Para quem tem nível superior as vagas são para médico, médico ESF, médico ginecologista, psicólogo, odontólogo, odontólogo ESF, enfermeiro, enfermeiro ESF, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, professor nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências biológicas, geografia, história, inglês e educação física, professor de música e professor de séries iniciais.
Salário: até 5.500 reais
Inscrições: até 13 de dezembro pelo site do Conpass
MA Prefeitura de Joselândia 
São 171 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Quem tem nível superior pode concorrer aos cargos de assistente social, tecnólogo em radiologia, psicólogo, enfermeiro PSF, enfermeiro hospitalar, médico PSF, médico clínico geral hospitalar, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo, farmacêutico, bioquímico, biomédico, veterinário, pedagogo e professor 6º ao 9º ano para as disciplinas de matemática e de português.
Salário: até 6 mil reais
Inscrições: até 6 de dezembro pelo site do Instituto Machado de Assis
RO Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste
A Prefeitura e a Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste (RO) abriram concursos para 121 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Há oportunidades para a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, entre outras secretarias, além da Câmara.
Inscrições: até 3 de dezembro pelo site do Instituto Exatus
Salários: até 6.800 reais 
Centro-Oeste
GO Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB)
São 20 oportunidades para pesquisadores com nível superior. As áreas de pesquisa são de cartografia ou engenharia cartográfica (1 vaga), ciências sociais ou sociologia (1 vaga), economia (10 vagas), estatística (3 vagas), geografia (2 vagas) e geoprocessamento (3 vagas).
Salário: 6 mil reais
Inscrições: até 26 de novembro pelo Núcleo de Seleção 
GO Polícia Civil de Goiás
Ao todo foram divulgados três editais para preencher 753 vagas. Os cargos são para agente de polícia de 3ª classe, com 344 vagas, delegado substituto, com 109 vagas, e escrivão de polícia de 3ª classe, com 300 vagas. Todos os cargos exigem nível superior. Os aprovados devem ser empossados a partir de setembro do próximo ano.
Salário: até 9.205,56 reais
Inscrições: até 18 de dezembro pelo site do Núcleo de Seleção.
GO Polícia Militar de Goiás
São 2 editais publicados que devem preencher 1.180 vagas na Polícia Militar. São 60 vagas são para oficial combatente/cadete, que disponibiliza 54 oportunidades para mulheres e 6 para homens. Há 10 oportunidades para oficial da saúde (médico); 8 para oficial da saúde (odontólogo) e 2 para oficial da saúde (psicólogo).
Os candidatos devem ter diploma em direito para oficial combatente/cadete, e curso superior completo na respectiva área de formação para o oficial da saúde. 
Das oportunidades para soldado, 1.050 são para soldado combatente e 50 para soldado músico. Os candidatos devem ter diploma ou certificado de conclusão de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Salário: até 6.503,07 reais
Inscrições: até 28 de novembro pelo Núcleo de Seleção 
TO Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Há 20 oportunidades para defensores públicos substitutos no total, mas 4 são para provimento imediato e as outras são para formação de cadastro de reserva. Para concorrer ao cargo, o candidato deve ter graduação de nível superior (bacharelado) em direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Salário: 20.677,85 reais
Inscrições: até 4 de dezembro pelo site da Cespe
MS Universidade Federal da Grande Dourados
São 38 oportunidades para professores do magistério superior: 9 para professor assistente e 29 vagas para professor adjunto. As vagas para professor assistente exigem mestrado e contemplam as áreas de: Corpo e Movimento, Teatro de Animação, Atuação, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, História Econômica, Contabilidade Societária e Finanças, Contabilidade Tributária, Matemática e Sistemas Operacionais.
As oportunidades para professor adjunto exigem doutorado e contemplam as áreas de: Economia, Teoria Econômica, Finanças, Economia Brasileira, Administração - Agronegócio, Gestão Estratégica, Administração da Produção, Marketing, Química Orgânica, Química Analítica, Ensino de Física, Física Experimental, Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte na Indústria de Alimentos, História da Educação, Políticas e Gestão da Educação, Política e Avaliação da Educação, Currículo e Alfabetização, Educação Física e Esportes Coletivos, Educação Física e Esportes Individuais, Educação Física e Treinamento, Educação e Pedagogia da Alternância, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutrição Clínica, Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade de Alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Ciência de Alimentos, Unidades de Alimentação e Nutrição, Dietética nos Ciclos da Vida.
Salário: até 7.931,02
Inscrições: até 7 de dezembro pelo site da UFGD
Via: exame.com