Rio -  O governo federal reabre hoje as negociações dos reajustes salariais que serão concedidos em 2013 para algumas carreiras do Executivo. A sinalização já foi suficiente para alguns setores acenarem com o término das paralisações.
A proposta oficial será aquém dos 22% de aumento linear exigidos pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que representa 85% dos funcionalismo. O texto final terá como base 4% para repor as perdas inflacionárias e teto de 45%, divididos em três anos, já concedidos aos professores das universidades com doutorado.
Servidores da Fiocruz decidiram manter a greve e vão fazer nova assembleia amanhã para debater as propostas que serão apresentadas | Foto: Divulgação
Servidores da Fiocruz decidiram manter a greve e vão fazer nova assembleia amanhã para debater as propostas que serão apresentadas | Foto: Divulgação
Integrantes do Ministério da Defesa também vão receber aumento e, para o grupo, a proposta poderá ser mais robusta. Para as demais carreiras o discurso do Palácio do Planalto permanece, ou seja, é necessário agir com cautela por causa da crise econômica internacional. A presidenta Dilma Rousseff também declarou que não vai ceder às pressões dos servidores paralisados.
CLASSES RECUAM
A sinalização de acordos que já estão avançados faz a greve recuar em algumas classes. Os servidores da Anvisa que atuam nos aeroportos e portos do Rio de Janeiro já retornaram ao trabalho. Já a Polícia Federal retoma quinta-feira o serviço de emissão de passaportes, um dia após reunião com o governo. Os Fiscais Agropecuários voltaram ao trabalho após decisão do Superior Tribunal de Justiça.
Os servidores da Fiocruz decidiram manter a greve até amanhã, quando fazem assembleia para discutir o que for negociado hoje com o governo. Cerca de 60 estudantes da UFRJ ocuparam ontem a entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e protestaram contra o retorno das aulas de História.
O Ministério do Planejamento enviou ontem comunicado aos órgãos em que reiterou o corte de ponto referente aos dias parados.
Agenda de atividades
GREVE DE 24 HORAS
A demora em concluir negociação é a causa da greve de 24 horas promovida hoje pelos analistas-tributários da Receita Federal.
PARALISAÇÃO NO INSS
Servidores do INSS paralisam as atividades amanhã. A orientação é suspender os trabalhos por 24 horas. Funcionários serão orientados a trabalhar vestidos de preto.
RODOVIÁRIA FEDERAL
Policiais rodoviários federais no Rio decidiram ontem entrar em greve por cinco dias a partir do próximo dia 20. Apenas 30% do efetivo vão fazer a ronda nas rodovias federais do estado.
CARAVANAS EM BRASÍLIA
Mais de 15 mil servidores federais chegam a partir de hoje na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para acompanhar as negociações e pressionar o governo por aumento salarial.
REUNIÕES DESTA TERÇA
10 horas: Reunião com integrantes da Condsef para discutir a Lei 12.277/10, que criou tabela para os servidores de Nível Superior do Executivo; 14 horas: Desenvolvimento Agrário e Incra; 15 horas: Sinasefe e Fasubra e 17 horas: Fiocruz.