quinta-feira, 16 de agosto de 2012

5 atividades físicas para melhorar a concentração durante o concurso


Dono de uma das histórias mais emblemáticas da saga dos concursos públicos, o juiz William Douglas deixou a vida de concurseiro como quem deixa uma batalha: estava 25 quilos acima do peso e com 48% da capacidade pulmonar para a idade dele.
Ele tinha a oportunidade do emprego dos sonhos, mas estava com a saúde comprometida. Hoje, com hábitos mais saudáveis na rotina (e isso inclui um treinamento rigoroso para maratonas), Douglas mantém, em seu site, um programa de exercícios físicos feito sob medida para concurseiros.
“O ideal é de três a quatro vezes por semana de prática esportiva. Menos que isso, desperdiça produtividade. Mais que isso, desperdiça tempo”, afirma Douglas.
Além de manter a saúde em ordem, praticar algum esporte coloca suas emoções (geralmente, fora dos trilhos por causa da pressão) em dia. “É um estresse estudar de 8 a 10 horas por dia, você fica muito parado. Ao movimentar seu corpo, você diminui esse estresse e a ansiedade”, afirma Alexandre Maia, psicólogo especializado em concursos.
Mas isso não é tudo. “O concurseiro tem que praticar um esporte que demande tanto a atenção dele que, na hora em que está praticando, não consegue pensar em outra coisa”, afirma Renato Miranda, especialista em psicologia do esporte e autor do livro “Construindo um atleta vencedor” (Editora Artmed).
EXAME.com consultou especialistas em psicologia do esporte para saber quais são as modalidades que mais podem ajudar o concurseiro a aumentar a concentração e o foco.
Tênis
De acordo com Miranda, esportes individuais em que toda ação corresponde a um ponto a favor ou contrário solicitam um nível de atenção especial e, por isso, são recomendados.
“Qualquer erro pode ser um ponto do adversário. Se você tirar os olhos da bola, você perde”, diz Miranda. “A solicitação da capacidade de se concentrar é tão grande que, depois, para compensar este esforço o corpo é induzido ao relaxamento. A concentração é prima do relaxamento”.
Judô
“Para jogar o adversário na lona, o jogador deve ser preciso. Isso exige muita concentração”, afirma Miranda. Rodrigo Scialfa Falcão, diretor da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP), complementa: “Você tem que estar concentrado, prestando atenção em cada movimento do seu oponente”.
O porém deste esporte são os riscos de contusão, capazes de desestabilizar emocionalmente qualquer concurseiro bem preparado.
Yoga
Atividades que valorizem a meditação e tenham exercícios profundos de respiração também são indicadas. “Na yoga, você tem que prestar total atenção ao seu corpo e respiração”, diz Falcão. “A meditação ajuda a pessoa a desenvolver a capacidade de seleção de foco”, diz Miranda.
Trekking
Apostar em atividades ao ar livre e que proporcionem contato com a natureza são excelentes estratégias para colocar a pressão para passar num concurso público de escanteio – mesmo que apenas por um período de tempo.
“No trekking, você precisa o tempo todo estar ligado na trilha para se esquivar de algum obstáculo da trilha. Você utiliza não só recursos físicos, mas psicológicos também”, afirma Falcão.
Caminhada e corrida
Se a meta é fazer atividades que estimulem a concentração, Miranda não aconselha a caminhada. “O ato de se concentrar está relacionado à capacidade de selecionar aquilo que é importante em uma tarefa e destinar foco para isso. Depende de um esforço cognitivo e emocional”, explica o especialista.
Ele explica que na caminhada, corrida ou natação, este esforço de concentração é baixo. Isso não significa, contudo, que a atividade seja aconselhada para concurseiros. Ao contrário. Nos dias anteriores ao exame, os especialistas recomendam a atividade.
“Por melhorar o condicionamento físico, a caminhada diminui a frequência cardíaca e, consequentemente, diminui os níveis de excitação emocional”, descreve Miranda.
Fonte: Exame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário